2016-8-08

BIZ

IoT: empresas identificam experiência do cliente como o principal benefício

Segundo um estudo realizado pela Vodafone, 76% dos negócios dizem que a IoT será crítica para o seu sucesso e, como tal, 63% já têm uma estratégia de IoT para implementar durante o próximo ano

IoT: empresas identificam experiência do cliente como o principal benefício

Poderia esperar-se que o principal motivo das empresas para a implementação de iniciativas de IoT fosse o lucro e a eficiência operacional, mas a Vodafone revela no estudo que 44% das empresas que estão a implementar estas tecnologias têm como principal alvo a experiência do cliente.

O estudo identifica a eletrónica de consumo como o setor que deverá investir com mais força na IoT (88%). As iniciativas levadas a cabo por este setor prender-se-ão mais com áreas como a smart home, onde a colaboração estreita das empresas será fundamental, identifica o estudo.

Este estudo inquiriu mais de mil decisores e conclui que embora o retorno para os negócios possa variar consoante a escala de implementação, existe sempre lucro proveniente da IoT. Para ilustrar este retorno, a Vodafone refere que um retorno de 55% dos projetos de implementação de IoT correspondem a menos de 100 equipamentos conetados, enquanto se estiverem entre 101 a 500 dispositivos conetados o retorno já andará à volta de 68%, 70% para 501 a mil dispositivos e 60% de retorno para mais de mil dispositivos conetados.

A IoT está, efetivamente, a ganhar protagonismo: nas empresas, os gastos com a IoT estão a tornar-se significativos e representam, segundo este estudo, quase um quarto (24%) dos orçamentos tecnológicos. O retorno varia entre regiões, com a Ásia-Pacífico a dominar, resultado de 70% do mercado a verificar um ROI significativo. De seguida está a EMEA, onde 63% do mercado obtém ROI significativo e, por fim, o continente Americano, com 53%.

TAGS

iot retalho

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.