2016-8-08
Segundo um estudo realizado pela Vodafone, 76% dos negócios dizem que a IoT será crítica para o seu sucesso e, como tal, 63% já têm uma estratégia de IoT para implementar durante o próximo ano
Poderia esperar-se que o principal motivo das empresas para a implementação de iniciativas de IoT fosse o lucro e a eficiência operacional, mas a Vodafone revela no estudo que 44% das empresas que estão a implementar estas tecnologias têm como principal alvo a experiência do cliente. O estudo identifica a eletrónica de consumo como o setor que deverá investir com mais força na IoT (88%). As iniciativas levadas a cabo por este setor prender-se-ão mais com áreas como a smart home, onde a colaboração estreita das empresas será fundamental, identifica o estudo. Este estudo inquiriu mais de mil decisores e conclui que embora o retorno para os negócios possa variar consoante a escala de implementação, existe sempre lucro proveniente da IoT. Para ilustrar este retorno, a Vodafone refere que um retorno de 55% dos projetos de implementação de IoT correspondem a menos de 100 equipamentos conetados, enquanto se estiverem entre 101 a 500 dispositivos conetados o retorno já andará à volta de 68%, 70% para 501 a mil dispositivos e 60% de retorno para mais de mil dispositivos conetados. A IoT está, efetivamente, a ganhar protagonismo: nas empresas, os gastos com a IoT estão a tornar-se significativos e representam, segundo este estudo, quase um quarto (24%) dos orçamentos tecnológicos. O retorno varia entre regiões, com a Ásia-Pacífico a dominar, resultado de 70% do mercado a verificar um ROI significativo. De seguida está a EMEA, onde 63% do mercado obtém ROI significativo e, por fim, o continente Americano, com 53%. |