2018-6-04
Já em 2018, realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) devem crescer 92% face a 2017, de acordo com o Worldwide Semiannual Augmented and Virtual Reality Spending Guide da IDC
O investimento em produtos e serviços de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) deverá alcançar os 27 mil milhões de dólares em 2018, um crescimento de 92% face a 2017. O setor doméstico continua a ser a principal fonte de receitas em produtos e serviços de RV/RA, ao longo do período previsto, alcançando os 53 mil milhões em 2022. Logo seguida, do ponto de vista dos investimentos, surgem o retalho, indústria e transportes, que a IDC estima que representem, coletivamente, um total de 56 mil milhões de dólares em 2022. O gaming continua a ser o use case predominante de RV/RA em 2018, com gastos na ordem dos 7 mil milhões. Ao longo do período previsto, o uso em retail showcasing representa o maior crescimento composto anual (119,3%). Novos use cases em 2018 incluem manutenção da infraestrutura de transportes públicos e vídeos educativos. Dispositivos host (como os visores) representam a principal categoria tecnológica para 2018, com ganhos a alcançar os 10 mil milhões de dólares, seguidos de software de RV, com 5,7 mil milhões. Óculos de RA representam a principal tecnologia para o período previsto, com um crescimento composto anual de 141,6%, seguidos da integração de sistemas de RA e desenvolvimento de aplicações RA de consumo. O segmento de consumo mantém a liderança em 2018, com um investimento previsto de 14,2 mil milhões, enquanto o setor da distribuição e serviços alcançará um aumento anual estimado de 34.4%, para o período analisado, com gastos a alcançar quase 72 mil milhões em 2022. “O interesse comercial em tanto RV como RA continua a acelerar à medida que novo hardware é vendido, aparece software melhor e mais use cases evoluem,” disse Tom Mainelli, vice-president of Devices and AR/VR na IDC. “Um recente inquérito da IDC a decisores de IT nos EUA revelou que uma grande percentagem de empresas estão a testar ambas as tecnologias e esperamos que o apetite continue a crescer quando os grandes players da indústria lançarema próxima geração de RV e RA ao longo do resto de 2018.” |