2018-9-18

BIZ

Investimentos em IA crescem mais de 40% na Europa Ocidental, segundo a IDC

O setor bancário será o principal impulsionador do mercado de sistemas cognitivos e de inteligência artificial em 2018 na Europa Ocidental, segundo a IDC. Investimentos por parte do setor da saúde serão os que crescem a um ritmo mais acelerado.

Investimentos em IA crescem mais de 40% na Europa Ocidental, segundo a IDC

Os investimentos em Inteligência Cognitiva/Artificial (IA) chegarão a 3 mil  milhões de dólares na Europa Ocidental em 2018, um aumento de 43% em relação a 2017, de acordo com o Worldwide Semiannual Cognitive Artificial Intelligence Systems Spending Guide da IDC. Os recursos de IA estão em rápida expansão, e casos de uso como análise de fraude, recomendação de processos de vendas e automação de TI impulsionarão o investimento em sistemas Cognitivos/IA.

Tanto o setor privado quanto o público estão a voltar-se para a IA de forma a agilizar processos e a otimizar as experiências dos seus clientes e cidadãos. Como resultado, na Europa Ocidental os investimentos em sistemas cognitivos e de IA devem vir a elevar-se ainda mais, chegando a 10,8 mil milhões de dólares até 2022, um crescimento 39% ao longo de cinco anos.

O setor bancário irá investir mais na IA em 2018, seguido pelo retalho e indústria de produção de bens de consumo. Juntas, estes três setores representarão 42% dos gastos totais em sistemas cognitivos/ IA na Europa Ocidental. Do lado do setor financeiro os investimentos são notáveis, segundo a IDC, dado que a IA permite às empresas a deteção de atos ilícitos em contas de clientes e distinguir transações genuínas de fraudulentas, prevenindo danos de reputação e perdas financeiras significativas.

Em 2022, o retalho virá a superar o setor bancário, com investimentos em IA a alcançar os1,8 mil milhões de dólares. Os retalhistas estão a demonstrar interesse na IA, especialmente com a crescente implementação de agentes automatizados de atendimento ao cliente, chatbots e assistentes virtuais. Por sua vez, o atendimento ao cliente via programas de aprendizagem que compreendem as necessidades do cliente permitirá que os retalhistas reduzam os custos com trabalho humano e, ao mesmo tempo, forneçam suporte online aos compradores.

Olhando para o crescimento anual composto entre 2017e 2022, o setor da saúde destaca-se pelo crescimento muito elevado. Os avanços da IA na assistência médica estão a levar a avanços importantes na otimização dos modelos de atendimento ao paciente, na deteção precoce e no tratamento de doenças, no diagnóstico e na pesquisa médica. A IA está a ajudar os médicos a automatizar o diagnóstico, extraindo informações dos dados do paciente para facilitar as decisões e personalizar os tratamentos.

"A IA é uma das tecnologias mais disruptivas que estamos a testemunhar, e é um facilitador-chave para promover a transformação digital", diz Andrea Minonne, research analyst, IDC Customer Insight and Analysis. "O setor bancário, retalho e indústria são os maiores investidores, mas a saúde também está preparada para experienciar um rápido crescimento dos investimentos em IA. Graças ao seu processamento de alta velocidade e capacidade de aprendizagem, a IA é uma excelente tecnologia para realizar tarefas que levam mais tempo sem comprometer a precisão dos resultados ".

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