2022-7-06

BIZ

Investimento em infraestruturas de computação e armazenamento na cloud continua a crescer

Segundo a IDC, os gastos em produtos de infraestruturas de computação e armazenamento para implementações na cloud aumentaram 17,2% no primeiro trimestre de 2022, para 18,3 mil milhões de dólares

Investimento em infraestruturas de computação e armazenamento na cloud continua a crescer

Segundo o relatório trimestral Enterprise Infrastructure Tracker: Buyer and Cloud Deployment da IDC, os gastos em produtos de infraestruturas de computação e armazenamento para implementações na cloud, incluindo ambientes dedicados e partilhados, aumentaram 17,2% no primeiro trimestre de 2022, em termos homólogos, para 18,3 mil milhões de dólares. 

O crescimento reflete uma série de fortes aumentos de gastos em produtos de infraestruturas, tanto por prestadores de serviços como por empresas, apesar de alguns constrangimentos com componentes do sistema e na cadeia de valor. Já os investimentos em infraestruturas não relacionadas com a cloud aumentaram 9,8% para 14,8 mil milhões de dólares.

Os gastos com infraestruturas de cloud partilhada atingiram os 12,5 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, aumentando 15,7% em relação ao ano anterior. A IDC espera ver uma procura continuamente forte destas infraestruturas, prevendo-se que os gastos com infraestruturas partilhadas ultrapassem, pela primeira vez, os gastos em infraestruturas não cloud em 2022. Os gastos com infraestruturas de cloud dedicadas aumentaram 20,5% para 5,9 mil milhões de dólares. Do total de infraestruturas de nuvem dedicadas, 47,8% foi implementado nas instalações dos clientes.

Para o ano de 2022, a IDC prevê que os gastos em infraestruturas em cloud cresçam 22%, em comparação com 2021, para 90,2 mil milhões de dólares – a taxa de crescimento anual mais alta desde 2018 – enquanto a infraestrutura não cloud deverá crescer 1,8% para 60,7 mil milhões de dólares. O aumento da previsão para ambos os segmentos é parcialmente impulsionado pela pressão inflacionista e pelas expectativas de preços mais elevados dos sistemas durante 2022, bem como por melhorias na cadeia de valor na segunda metade do ano. 

A infraestrutura de cloud partilhada deverá crescer 24,3%, anualmente, para 63,9 mil milhões de dólares em 2022 e os gastos com infraestruturas de cloud dedicadas deverão crescer 16,8% para 26,3 mil milhões de dólares, indicam os especialistas.
A IDC indica no Tracker que, no primeiro trimestre de 2022, os prestadores de serviços gastaram, em conjunto, 18,3 mil milhões de dólares em infraestruturas de computação e armazenamento, um aumento de 14,5% face ao período homólogo. O investimento representou 55,3% do total dos gastos com as infraestruturas de computação e armazenamento. 

Por outro lado, os restantes aumentaram o investimento em 12,9% em relação ao ano anterior. A IDC espera que os gastos com a computação e armazenamento por parte dos prestadores de serviços atinjam os 89,1 mil milhões de dólares em 2022, crescendo 18,7% em relação ao ano anterior.

A nível regional, os gastos aumentaram na maioria das regiões. Mais uma vez, a região Ásia Pacífico (excluindo o Japão e a China) foi a que mais cresceu em 50,1%. Japão, Médio Oriente e África, China e Estados Unidos cresceram dois dígitos, a Europa Ocidental cresceu 6,4% e o crescimento no Canadá desacelerou para 1,2%. A Europa Central e Oriental, afetada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, recuou 10,3%, enquanto a América Latina recuou 11,3%. 

A longo prazo, a IDC espera que os gastos tenham uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 14,5% em relação ao período previsto para 2021-2026, atingindo os 145,2 mil milhões de dólares em 2026 e representando 69,7% do total das despesas com a infraestrutura de computação e armazenamento. A infraestrutura de cloud partilhada representará 72,6% do valor total, crescendo a um CAGR de 15,4%.

Os gastos com infraestruturas de cloud dedicadas deverão crescer a um CAGR de 12,1% e os gastos com infraestruturas não-cloud a um CAGR de 1,2%, atingindo 63,1 mil milhões de dólares em 2026. Finalmente, os gastos dos prestadores de serviços em infraestruturas de computação e armazenamento deverão crescer a um CAGR de 13,4%, atingindo os 140,8 mil milhões de dólares em 2026.

ARTIGOS RELACIONADOS

XaaS - Que modelos Cloud são adequados à sua  organização?
BIZ

XaaS - Que modelos Cloud são adequados à sua organização?

LER MAIS

Cloud, as-a-Service e Enterprise Network em destaque na mais recente edição do IT Channel
A FUNDO

Cloud, as-a-Service e Enterprise Network em destaque na mais recente edição do IT Channel

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.