2016-1-13

BIZ

Inovação é cada vez mais importante para as PMEs portuguesas

A Grenke Portugal, empresa que desenvolve o seu negócio na área do renting, dedicou o seu 3º barómetro à “Inovação vs Competitividade”.

Inovação é cada vez mais importante para as PMEs portuguesas

A 3ª edição do barómetro Grenke auscultou mais de cem gestores de PMEs nacionais de diferentes setores de atividade, durante o mês de novembro, e permitiu concluir que a maioria  atribui uma importância cada vez maior à inovação.

 Assim, 45 por cento do painel de inquiridos responderam que a inovação é  "importante" nas suas empresas. Para 36 por cento dos gestores a inovação é considerada "de extrema importância" e 14 por cento referem que é "relativamente importante". Para 4 por cento dos inquiridos a inovação é "pouco importante". Apenas um por cento dos auscultados não atribuem importância alguma à inovação.

Quando o tema são as medidas adotadas pelas empresas para que a inovação seja uma componente diferenciadora para os clientes, a grande maioria dos inquiridos (33 por cento) mencionam a formação, seguindo-se a promoção de uma cultura voltada para a inovação e o desenvolvimento de atividades de equipa (29 por cento). O benchmarking foi também referenciado por 8 por cento do painel de empresários, sendo que um por cento mencionaram outras medidas diversas.

Por outro lado, e quando é abordada a questão da medida em que a aposta na inovação influencia ou pode influenciar a competitividade, 33 por cento dos gestores que participaram nesta edição do barómetro Grenke apontaram como "muitíssimo influenciadora". “Muito” foi a escolha de 27 por cento dos inquiridos, seguindo-se “alguma” (com 20 por cento das respostas recolhidas) e “pouco” (13 por cento). A opção “nada” correspondeu a 7 por cento das respostas.

Até quatro horas por dia dedicadas à inovação

No que respeita ao tempo dedicado semanalmente à inovação quase metade do painel de gestores (48 por cento) das PMEs auscultadas afirmaram dedicar menos de quatro horas a esta temática. Nesta questão, 36 por cento confessam dedicar entre quatro a oito horas diárias à inovação e apenas 16 por cento destinam mais de oito horas a esta temática.

Inovação ou competitividade?

Por fim, e na questão “O que considera mais importante para a sua empresa: inovação, competitividade ou ambas?”, as respostas foram muito esclarecedoras: 81 por cento dos empresários questionados responderam “Ambas”, ao passo que 11 por cento elegeram a inovação como prioridade e somente 8 por cento nomearam a competitividade.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.