2024-8-02

BIZ

Infraestruturas desatualizadas impedem benefícios da IA

Estudo refere que perto de 90% das empresas já estão a utilizar inteligência artificial, mas a infraestrutura desatualizada e a lacuna nas competências dos colaboradores impedem os benefícios da tecnologia

Infraestruturas desatualizadas impedem benefícios da IA

Um novo estudo da Cloudera – intitulado “The State of Enterprise AI and Modern Data Architecture” – junto de 600 líderes de IT nos Estados Unidos, EMEA e APAC explora os desafios e as barreiras existentes para a adoção de Inteligência Artificial (IA) empresarial nas empresas de todo o mundo e as aplicações atuais. O inquérito revelou que, embora a grande maioria das empresas esteja a adotar a IA de alguma forma (88%), muitas ainda carecem da infraestrutura de dados necessária e das competências dos colaboradores para realmente beneficiarem da tecnologia.

Nos últimos anos, a IA tornou-se num fenómeno global, nomeadamente pela sua capacidade de dinamizar as operações empresariais, permitir a tomada de decisões informadas, acelerar a inovação e melhorar as experiências tanto para os colaboradores como para os clientes. No entanto, nem todas as organizações conseguiram colher os benefícios. O estudo descobriu que as principais barreiras à adoção da IA foram as preocupações com os riscos de segurança e conformidade que a IA apresenta (74%), a falta de formação ou talento adequado para gerir ferramentas de IA (38%) e o facto de as ferramentas de IA serem muito caras (26%). Estas descobertas sinalizam que, apesar da rápida adoção de IA, muitos pilares de uma estratégia de inteligência artificial resiliente estão a ser negligenciados ou esquecidos.

Uma conclusão da investigação é que todos os esforços de IA estão, em última análise, ligados a dados fiáveis. Embora 94% dos inquiridos tenham afirmado que confiam nos seus dados, 55% também afirmaram que preferiam “fazer um tratamento aos dentes” a tentar aceder a todos os dados da sua empresa. Esta frustração é motivada por desafios que incluem conjuntos de dados contraditórios (49%), incapacidade de governar dados entre plataformas (36%) e excesso de dados (35%). Estas áreas de frustração sinalizam que muitas empresas podem estar a perder uma arquitetura de dados moderna que permita o acesso aos dados em toda a organização – onde quer que estejam – de uma forma segura, acessível e fiável.

Desde a automatização e agilização dos processos de IT à construção de chatbots capazes de satisfazer as necessidades dos clientes na linha da frente de forma rápida e eficaz, até ao aproveitamento da analítica para promover uma melhor tomada de decisão, a investigação revelou que os principais casos de utilização de IA incluíam a melhoria das experiências do cliente (60%), o aumento da eficiência operacional (57%) e a agilização da análise (51%).

Para a maioria das empresas, a qualidade dos seus dados não é grande, estão distribuídos por várias infraestruturas e não são documentados de forma eficiente, e estamos a ver as consequências disso apresentadas nos desafios identificados pela pesquisa”, referiu, em comunicado, Abhas Ricky, Chief Strategy Officer da Cloudera. “Gerir os dados onde residem é o mais importante quando se trata de adotar a IA - ser capaz de executar modelos de forma económica onde os dados já residem. Em vez de trazer os dados para os modelos, as empresas estão a começar a perceber as vantagens de trazer modelos de IA para os seus dados”.

ARTIGOS RELACIONADOS

IA e cibersegurança são prioridades de investimento entre os fornecedores de serviço
BIZ

IA e cibersegurança são prioridades de investimento entre os fornecedores de serviço

LER MAIS

Inteligência artificial em destaque nos workshops do Channel ON
CHANNEL ON

Inteligência artificial em destaque nos workshops do Channel ON

LER MAIS

“Há novas funções que vão aparecer com a inteligência artificial e que vão ser fundamentais”
CHANNEL ON

“Há novas funções que vão aparecer com a inteligência artificial e que vão ser fundamentais”

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure
BIZ

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.