2022-8-23
Dados da Canalys apontam para um decréscimo de 18% no mercado de PC do Oeste da Europa durante o segundo trimestre de 2022
Os ventos contrários – tanto na oferta quanto na procura – durante o segundo trimestre de 2022 fizeram com que as vendas de PC da Europa Ocidental sofressem o segundo trimestre consecutivo de queda. Segundo a Canalys, as vendas totais de notebooks e desktops caíram 18%, para 12,3 milhões de unidades, em relação ao ano anterior. Os notebooks foram os mais atingidos, com as vendas a cair 26% ano a ano, para 9,5 milhões de unidades. Por outro lado, os desktops tiveram uma prestação muito melhor, crescendo 22% ano a ano, para 2,7 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022, à medida que o aumento da procura comercial manteve a categoria à tona. O mercado de tablets voltado para o consumidor foi duramente atingido, encolhendo 24% em relação ao ano passado, para 5,9 milhões de unidades. A interrupção significativa da cadeia de valor foi o principal motivo da queda drástica do segundo trimestre, já que as principais regiões e cidades da China ficaram fechadas durante grande parte do trimestre. Os lockdowns prejudicaram as fábricas e os portos ao longo do corredor Pequim-Xangai. Embora a produção tenha começado a aumentar novamente no final de maio, essa recuperação não foi suficiente para compensar o mau início do trimestre. Depois de os fornecedores esperarem por atrasos nos prazos de entrega dos pedidos, foram atingidos por ventos contrários macroeconómicos crescentes à medida que os consumidores cortam gastos devido ao aumento da inflação. “Além de problemas de fornecimento sem precedentes, o segundo trimestre de 2022 destacou o impacto do aumento da inflação na procura do consumidor por PC na Europa Ocidental”, explicou Kieren Jessop, analista de pesquisa da Canalys. O Eurostat, o escritório de estatística da União Europeia, informou que as taxas de inflação na área do euro ficaram à volta dos 8% durante o segundo trimestre. Isto foi impulsionado principalmente pelo aumento dos custos de energia devido à guerra na Ucrânia, que viu a inflação dos preços da energia da área do euro atingir um crescimento de 42% ano a ano em junho. Jessop acrescenta que, “neste ambiente inflacionário, a mistura consumidor/comercial está a passar por uma mudança significativa. As vendas de desktops e notebooks para o consumidor caíram 34% no segundo trimestre, uma vez que muitas pessoas foram forçadas a adiar a compra de novos dispositivos devido à pressão sobre os orçamentos domésticos. Por outro lado, à medida que os países da região continuaram as suas recuperações pós-COVID, a procura comercial por dispositivos de alta qualidade para dar suporte ao retorno ao trabalho e estilos de trabalho híbridos permaneceu relativamente robusta, com as vendas de PC comerciais não educacionais a cair apenas 3%. As organizações maiores, que possuem o capital, ainda estão dispostas e são capazes de atualizar os dispositivos dos seus colaboradores e atualizar a infraestrutura de IT do escritório. Os fornecedores de PC com fortes relacionamentos de Canal e ofertas de produtos e serviços associados com orientação comercial terão um desempenho geral mais saudável na região, mesmo quando as condições económicas piorarem”. A Lenovo permaneceu como a principal escolha da Europa Ocidental para desktops e notebooks. Embora as suas vendas tenham caído 8% para 3,8 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022, foi o fornecedor com melhor desempenho entre os cinco primeiros e obteve um ganho de participação de mercado de mais de três pontos percentuais em comparação com 2021. HP e Dell também sofreram quedas no segundo trimestre, caindo 17% e 18%, respetivamente. A HP manteve um confortável segundo lugar, vendendo três milhões de unidades, contra 1,7 milhão da terceira colocada Dell. A Apple sofreu o maior declínio entre os cinco principais fornecedores, prejudicada pelos preços mais elevados e interrupções nas suas instalações de produção na China. A Apple vendeu pouco menos de 800 mil unidades no segundo trimestre, uma queda de 42% em relação ao ano passado. A Acer subiu para o quarto lugar pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2021, embora também tenha sofrido um declínio significativo de 30%, vendendo pouco mais de um milhão de unidades.
Nota: unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arredondamentos.
Já no mercado de tablets, a Apple manteve uma liderança confortável como o principal fornecedor de tablets da Europa Ocidental pelo oitavo trimestre consecutivo, apesar das suas vendas ano a ano terem caído 20% para 2,2 milhões no segundo trimestre. A participação de mercado da Samsung aumentou quatro pontos percentuais no segundo trimestre, com o total de vendas a atingir 1,3 milhão de unidades. A terceira colocada Lenovo e a quinta colocada Huawei sofreram mais no segundo trimestre de 2022, com queda de 38% e 56%, respetivamente, enquanto a Amazon ficou em quarto lugar com um declínio relativamente modesto de 7%.
Nota: unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arredondamentos. |