2025-3-19

BIZ

Inetum, MEO e Accenture lideram adjudicações no setor público em Portugal

O relatório da TendersTool revela que foram registadas no mês passado 629 adjudicações a nível nacional. O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça foi o principal organismo licitador

Inetum, MEO e Accenture lideram adjudicações no setor público em Portugal

A área de Serviços Cloud foi a categoria tecnológica com o maior valor adjudicado durante o mês de fevereiro, em Portugal, ultrapassando os 40 milhões de euros, seguindo-se a área da Cibersegurança, com 25 milhões de euros e o Software de Segurança, com perto de 20 milhões de euros.

Os dados constam do mais recente relatório de Adjudicações de tecnologia, elaborado pela TendersTool. Durante o mês de fevereiro de 2025 foram registadas 629 adjudicações a nível nacional, e distribuídas pelas várias categorias, num volume total de mais de 106 milhões de euros. O valor apresentado revela um valor médio por adjudicação de cerca de 168.600 euros, ainda que as áreas de Serviços Cloud e Cibersegurança concentrem contratos de valor médio mais elevado.

Áreas que lideram as adjudicações

O Software de Segurança é a categoria com maior número de adjudicações – são mais de 140 contratos –, seguindo-se os Serviços Cloud, com cerca de 80 adjudicações. As áreas de Cibersegurança e Smart Cities apresentam um número moderado de adjudicações – entre 40 e 60 –, e as categorias de Hardware de Armazenamento, Hardware Servidores e Serviços de Consultoria registam um menor número de adjudicação, com menos de dez contratos, cada.

Segundo a informação divulgada, o destaque no número de adjudicações nos Serviços Cloud sugere que se trata de uma área prioritária, com contratos de valor médio elevado; por outro lado, apesar das muitas adjudicações e dos números contratos, o valor individual dos mesmos revela-se inferior.

A categoria de Cibersegurança apresenta um equilíbrio entre valor e número de adjudicações, com contratos de valor significativo e um número considerável de adjudicações.

Por outro lado, as áreas de hardware de armazenamento e servidores têm uma presença mínima, o que, segundo o relatório, poderá refletir-se numa menor procura ou numa transição para outras soluções, como a cloud.

Inetum Spain concentra maior valor adjudicado

No que diz respeito às sete principais empresas que receberam contratos tecnológicos, a Inetum Spain lidera com um valor adjudicado de cerca de 36 milhões de euros, representando mais de metade do total registado de mais de 57 milhões de euros. A Inetum Spain detém, igualmente, o maior número de adjudicações, com mais de 25 contratos, num total de 57 contratos no top sete de adjudicatários.

Segue-se a MEO - Serviços de Comunicações e a Accenture, com valores de adjudicação na ordem dos cinco a sete milhões de euros, enquanto as restantes empresas – a Glintt, a Atos, a Claranet e a Babel Ibérica – estão abaixo dos cinco milhões de euros, com valores igualmente baixos no que toca ao número de adjudicações (menos de cinco contratos, cada). Os dados apresentados refletem uma distribuição desigual do valor entre as empresas.

Os responsáveis pelas maiores adjudicações

Os sete organismos responsáveis pelas maiores adjudicações durante o mês de fevereiro - Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, Instituto dos Registos e do Notariado, Instituto de Informática, Autoridade Tributária e Aduaneira, Agência para a Modernização Administrativa, Ministério da Defesa Nacional – Marinha e SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – foram responsáveis por mais de 55 milhões de euros do valor total adjudicado.

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça foi o principal adjudicatário, com um valor de adjudicação superior a 30 milhões de euros, ou seja, mais de metade do valor total. Segue-se o Instituto dos Registos e do Notariado, com cerca de dez milhões de euros, enquanto o Instituto de Informática, a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Agência para a Modernização Administrativa apresentam valores entre dois e cinco milhões de euros. Os dados, refere o relatório da TendersTool, sugerem a concentração de recursos em algumas entidades chave.

No total são 45 os contratos distribuídos pelas sete entidades representadas. O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça apresenta um número moderado de adjudicações – cerca de quatro, cinco –, semelhante ao de outras entidades como a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Ministério da Defesa Nacional. Estes dados, justifica o relatório, implicam menos contratos, mas de valor e de maior dimensão.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde têm valores de adjudicação baixos – menos de dois milhões de euros cada – e um número mais reduzido de adjudicações.

Distribuição a nível nacional

Ao analisarmos a distribuição dos contratos tecnológicos em Portugal por regiões geográficas, tendo em conta as variável valor adjudicado e número de adjudicações, a categoria Nacional lidera com um valor atribuído próximo dos 80 milhões de euros, o que representa parte do total dos 106 milhões de euros. Os dados, sugere o relatório, apontam para investimentos em tecnologia e grandes projetos que abrangem todo o país.

O distrito de Lisboa é aquele que regista o maior número de adjudicações, com mais de 120 contratos, seguindo-se o Porto, com cerca de 80 contratos. Ainda assim, o valor adjudicado nestas regiões é inferior ao valor nacional, o que indica que, apesar de muitos contratos, o valor individual dos projetos em Lisboa e Porto é inferior ao dos projetos nacionais.

O distrito de Évora, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu, entre outras, apresentam um baixo número de adjudicações – menos de 20 contratos –, assim como um baixo valor de adjudicação – menos de cinco milhões de euros.

ARTIGOS RELACIONADOS

Otimismo empresarial impulsiona investimento em 2025, revela estudo
BIZ

Otimismo empresarial impulsiona investimento em 2025, revela estudo

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Lenovo regista crescimento recorde no terceiro trimestre fiscal de 2024/25
BIZ

Lenovo regista crescimento recorde no terceiro trimestre fiscal de 2024/25

LER MAIS

Receitas da Qualys crescem 10% em 2024
BIZ

Receitas da Qualys crescem 10% em 2024

LER MAIS

Sage HR chega a Portugal para ajudar PME na gestão dos recursos humanos
BIZ

Sage HR chega a Portugal para ajudar PME na gestão dos recursos humanos

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.