Marta Quaresma Ferreira em 2023-9-27
Caracterizados por um perfil multi-especialista e com mais de 40 Parceiros tecnológicos, a empresa capacita e ajuda os clientes a alcançarem o máximo do seu digital flow
Com mais de 50 anos de história, o Grupo Inetum começou a operar em Portugal em 1999, através de uma estratégia consolidada de crescimento orgânico e de aquisições. Atualmente, a Inetum posiciona-se como a terceira maior empresa de Serviços em Tecnologias de Informação em Portugal, focada na implementação de soluções SAP e desenvolvimento e implementação de soluções core para a área da indústria seguradora. A equipa de 2.500 pessoas está espalhada pelos escritórios e hubs de Lisboa, Porto, Aveiro, Bragança e Covilhã. Objetivos que norteiam o trabalhoConsiderada um Parceiro estratégico para os clientes, o trabalho da organização passa por “acelerar o crescimento na Europa e as capacidades locais, transformando o seu modelo de negócios para garantir uma maior eficiência e resultado operacional”, explica a Inetum, que alinha este trabalho com o plano estratégico UpScale25. A Solidariedade, a Ambição, a Excelência, o Compromisso e a Inovação encontram-se entre os principais princípios de ação que norteiam o trabalho da organização, que reforçou o seu posicionamento nas regiões da Europa, África e América Latina com um aumento do volume de negócios de mais de 2,4 mil milhões de euros, um crescimento orgânico de 9,4% e uma tendência de crescimento contínuo. A nível nacional, a empresa alcançou um volume de negócios de 178 milhões de euros em 2022, pretendendo continuar a reforçar a sua posição no mercado. Ambiente de negócio e clientesA Inetum apresenta aos dias de hoje uma vasta gama de serviços, soluções e produtos tecnológicos. No que aos serviços diz respeito, parte da missão da empresa passa por apoiar o ciclo de transformação digital dos clientes, “com forte experiência nas áreas de Managed Services, Infrastructures & Cloud, Digital, Cybersecurity e Reselling”. Ao nível das soluções, a organização posiciona- se como um player estratégico no que respeita às tecnologias SAP e Microsoft e no fornecimento de soluções de software para o mercado segurador, prestando ainda uma assessoria especializada e personalizada ao cliente, desde a sua estratégia digital à realidade operacional. “O Governo português tem vindo a implementar medidas para simplificar a burocracia e incentivar o empreendedorismo, mas o panorama empresarial está ainda muito limitado à enorme carga fiscal e à fraca eficiência de alguns processos administrativos”, sublinha a Inetum, que considera existir um ambiente de negócios “cada vez mais complexo, dinâmico e permeável”, com potencial para investimentos locais e estrangeiros. Esta realidade, considera a empresa, é também justificada com o talento e mão de obra altamente qualificada no setor das TIC, fator atrativo para o estabelecimento de negócios. Parceiros e estratégia de expansãoEm Portugal, a Inetum conta com alianças estratégicas com diversos líderes tecnológicos, entre eles a Microsoft, a SAP, a IBM, a HP, a HPE, a Dell, a Lenovo, a Oracle, a AWS, a Google, a OutSystems e a Salesforce. “Temos um leque composto por mais de 40 Parceiros tecnológicos que nos permitem acompanhar os nossos clientes em todo o ciclo de transformação digital”, reforça a organização. Com presença em 27 países, a chegada da Bain Capital Private Equity em 2022 levou ao reforço da estratégia de crescimento do Grupo Inetum, nomeadamente na Europa, em países como Portugal, Bélgica, Espanha e França. Para o futuro, a estratégia passa por potenciar alianças estratégicas e alavancar Parcerias globais a nível local, reforçando competências e apostando na certificação contínua das equipas. |