Marta Quaresma Ferreira em 2023-2-22
O objetivo deste projeto passa por criar um maior envolvimento entre os colaboradores através de uma comunicação mais eficaz de equipas e departamentos
O Real Hotels Group pretendia proporcionar uma melhor experiência aos colaboradores no seu local de trabalho. Com o objetivo de promover uma comunicação interna suficientemente capaz de transmitir o verdadeiro core da empresa no dia a dia e garantir o alinhamento da cultura de trabalho, a organização procurava melhorar e agilizar os processos de gestão de recursos humanos de forma a simplificar e flexibilizar processos de trabalho, com experiências personalizáveis e mais intuitivas para os seus trabalhadores. A soluçãoA implementação por parte da Inetum da solução SAP SuccessFactors Work Zone foi uma aposta para ajudar o grupo hoteleiro nacional, composto por 16 hotéis com 850 colaboradores, a alcançar os resultados que pretendia. Em declarações ao IT Channel, a Inetum, que como Parceiro acompanhou também de perto as preocupações da organização sobre a necessidade de agilização destes processos, encontrou nesta solução da SAP “a possibilidade de unificar todos estes processos na organização”. “O Real Hotels Group identificou grande potencial nesta solução como forma de apoiar os seus colaboradores a ter acesso à informação certa e em criar uma comunicação fácil e clara para todos”, afirma Ana Gil, Senior Consultant SAP HCM/Project Manager. Esta solução pretende oferecer uma experiência digital intuitiva no local de trabalho, com acesso facilitado a aplicações, processos, informação e comunicação, tudo num único espaço. Os resultadosCom uma duração de implementação de aproximadamente três meses, o projeto, que arrancou em janeiro, envolve cinco consultores de SAP SuccessFactors, com o apoio de uma equipa interna do Real Hotels Group. Em comunicado, Mário Oliveira, responsável da SAP Global Business Line da Inetum, explica que “este projeto permite ao Real Hotels Group empoderar as suas equipas e departamentos, para que comuniquem mais eficazmente, bem como criar um maior envolvimento com os seus colaboradores”. Para o responsável, “este projeto tem todo o potencial para se tornar uma referência na área de SAP SuccessFactors em Portugal”. Para o futuro, a ideia do grupo hoteleiro passa por estender a SAP SuccessFactors Work Zone a toda a organização de forma a racionalizar processos com experiências guiadas e personalizáveis. “O Real Hotels Group considerou ser estratégico o investimento numa comunicação interna eficaz, transparente e eficiente que possa contribuir de forma crítica para o sucesso da implementação de práticas de recursos humanos e a respetiva adesão e valorização por parte dos seus colaboradores”, refere Nádia Sousa, Diretora de Recursos Humanos do grupo hoteleiro, que justifica esta escolha: “Está comprovada a relação direta entre uma comunicação interna eficaz e a produtividade, a melhoria do sentimento de pertença e a conexão de todos com a organização, a retenção do talento e o aumento do engagement, daí que a escolha de uma ferramenta como o SAP SuccessFactors Work Zone, que permite uma experiência de trabalho digital intuitiva, personalizada e agregadora de conteúdos, processos e aplicações do negócio num ponto de entrada unificado e centrado no colaborador, foi considerada chave para o Real Hotels Group promover uma comunicação interna capaz de transmitir o ADN da empresa no dia a dia e garantir o alinhamento de todos com a sua cultura”. Sendo este o primeiro projeto de implementação de SAP SuccessFactors Work Zone da Inetum, a ferramenta está à disposição para se adaptar a qualquer empresa que procure uma “experiência unificada, interativa e integrada com o seu sistema”, sublinha a empresa. |