2015-1-28

BIZ

Projeto Europeu de I+D+i para Smart Cities

INDRA inicia em Barcelona o projeto-piloto ARROWHEAD

A Indra irá iniciar, durante este ano, em Barcelona, a implementação dos demonstradores que integram o piloto de Smart Energy para o projeto Arrowhead, a maior iniciativa europeia no âmbito de I+D+i orientada para o desenvolvimento de tecnologias para a prestação de serviços avançados em cidades do futuro, Smart Cities

INDRA inicia em Barcelona o projeto-piloto ARROWHEAD

Com um orçamento de 80 milhões de euros e participação de 11 países, o projeto Arrowhead é fundado pela União Europeia e Ministério da Indústria espanhol, com o objetivo de aumentar a eficiência energética e flexibilizar o uso da energia através da automa

O Centro Cívico da Sagrada Família e os Jardins de Antoni Puigverd foram os locais selecionados em colaboração com a Câmara Municipal para acolher a monitorização e testes in situ das soluções de Smart Building (eficiência energética para edifícios) e Smart Urban Lighting (iluminação pública inteligente), respetivamente.

A multinacional de consultoria e tecnologia acaba de finalizar a primeira fase do projeto, que contemplou o desenho e desenvolvimento em laboratório (protótipo web) dos demonstradores. Adicionalmente, a integração de ambos pilotos foi possível através do framework (arquitetura tecnológica) do Arrowhead. Este framework facilita a comunicação e intercâmbio de informação entre os distintos serviços e está baseado em projetos ARTEMIS anteriores como o SOFIA (Smart Objects For Intelligent Applications), no qual a Indra participou ativamente. Depois da fase de implementação, prevê-se que ambos os pilotos estejam operacionais em setembro de 2015.

Com um investimento de 80 milhões de euros e a participação de 78 entidades de 11 países, o Arrowhead conta com o cofinanciamento da União Europeia e Ministério da Indústria, Energia e Turismo dentro da convocatória Artemis do sétimo Programa-Quadro. Trata-se de um projeto cujo objetivo principal é aumentar a eficiência energética e flexibilizar o uso da energia mediante a automatização cooperativa em edifícios, infraestruturas públicas, processos industriais e setor energético através da utilização de tecnologias embutidas.

Recomendado pelos leitores

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

Fujitsu e AMD iniciam Parceria estratégia
BIZ

Fujitsu e AMD iniciam Parceria estratégia

LER MAIS

Mercado de comunicação quântica deverá crescer perto de 40% até 2030
BIZ

Mercado de comunicação quântica deverá crescer perto de 40% até 2030

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.