Marta Quaresma Ferreira em 2024-11-14
A solução personalizada e adaptada às necessidades do cliente levou à integração do portal de vendas online e à automatização de todo o processo, da encomenda até à expedição
João Antunes, Administrador da InCentea
A Salesianos Editora, parte integrante da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana de Santo António de Lisboa, entidade que agrega os colégios Salesianos, necessitava de melhorar a eficiência dos seus processos internos, nomeadamente na eliminação das repetições e procedimentos redundantes. Paralelamente, era também necessário melhorar a experiência de compra dos clientes. A solução certa para resolver os problemas A solução encontrada foi desenvolvida num “esforço colaborativo entre a InCentea e a Salesianos Editora”, começa por explicar João Antunes, Administrador da InCentea. “Embora a Salesianos seja cliente da InCentea há mais de 20 anos, a relação funciona de forma cooperativa, desafiando-nos a encontrar soluções tecnológicas eficazes para as suas necessidades específicas. Foi uma solução personalizada, adaptada para otimizar os fluxos de trabalho e aumentar a eficiência da editora”, acrescenta. Os problemas foram colmatados com a implementação de um painel de expedição customizado, desenvolvido pela InCentea. “Procurávamos uma solução que centralizasse a gestão da informação relacionada com as encomendas, eliminando redundâncias e evitando a dispersão de dados por várias plataformas. Queríamos garantir que, através do Cegid Primavera [atual Cegid], conseguiríamos ter controlo total sobre o fluxo das encomendas, desde o registo do cliente até à expedição”, explica Claudine Pinheiro, Coordenadora de Comunicação da Salesianos Editora. A escolha desta solução em específico deveu-se à confiança com o Parceiro InCentea que, além da “garantia sólida de qualidade e fiabilidade”, refere Claudine Pinheiro, oferece também “o acompanhamento constante na melhoria contínua da aplicação e na resolução rápida de qualquer problema”. A solução possibilitou a integração com o portal de vendas online da Salesianos Editora e automatizou todo o processo, desde a encomenda até à expedição, com a integração com o portal dos CTT, culminando na eliminação dos processos repetitivos e numa maior autonomia entre os diferentes departamentos. “Em comparação com outras soluções”, afirma João Antunes, “esta foi desenhada especificamente para as necessidades da Salesianos Editora, maximizando a eficiência e otimizando a experiência do cliente”, proporcionando ao mesmo tempo “um grande salto tecnológico em termos de qualidade e velocidade da informação”. Os resultados comprovados Se num primeiro momento a Salesianos Editora recorria a diferentes ferramentas ou plataformas, com uma gestão da informação de forma isolada, a nova solução permitiu a integração de todas estas plataformas, explica Claudine Pinheiro, que enaltece a eliminação da fragmentação da informação, o que levou a “uma gestão mais eficiente e sincronizada de todo o processo”. A Coordenadora de Comunicação da Salesianos Editora aponta para uma melhoria evidente no fluxo de trabalho, “especialmente na rapidez com que a informação é processada”, com uma encomenda simples a ser processada em cerca de 30 minutos, desde o registo no site à expedição. A solução já permitiu um aumento de mais de 30% nas vendas online e um crescimento de cerca de 20% no número de encomendas expedidas por dia, “o que evidencia a melhoria significativa no processamento e expedição”, considera Claudine Pinheiro. O feedback recebido pela InCentea por parte da Salesianos Editora foi “extremamente positivo”, com o destaque para “uma melhoria significativa na eficiência dos processos internos e na experiência de compra do cliente”, frisa João Antunes. A perspetiva é a de que os números “cresçam ainda mais”, à medida que o sistema é otimizado, reforçando a “competitividade e satisfação dos clientes”. |