Marta Quaresma Ferreira em 2025-2-18

BIZ

Case Study

InCentea implementa plataforma única de CRM em projeto de transformação digital no ISQ

A solução Microsoft Dynamics Sales permitiu centralizar as consultas, propostas e contactos de clientes, integrando os sistemas verticais que o ISQ já possuía

InCentea implementa plataforma única de CRM em projeto de transformação digital no ISQ

O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) assistiu a um crescimento ao longo dos seus 50 anos de operação. As maiores áreas de negócio desenvolveram a sua própria infraestrutura e soluções de IT de forma a dar resposta às necessidades das operações.

No entanto, e devido ao grande número de direções operacionais e de negócio, “a gestão comercial estava descentralizada”, começa por referir João Safara, Administrador do ISQ.

Consolidar as diferentes áreas

Para fazer face a esta questão, a decisão passou pela implementação de um novo modelo comercial, com a utilização de uma aplicação informática de suporte para integrar todo o processo comercial desenvolvido na empresa, “desde a identificação de uma oportunidade de venda até à decisão final do cliente (adjudicação ou não adjudicação da proposta)”, explica João Safara.

A InCentea foi o Parceiro escolhido para ajudar a resolver a necessidade de consolidação da dinâmica comercial numa só plataforma, com o conhecimento agregado e atualizado dos clientes. “Após um processo de design thinking para alinhar as ideias das diferentes áreas, fizemos um protótipo, que foi apresentado e respondeu às necessidades pretendidas, e isso foi o início de tudo”, revela Pedro Pereira, Administrador da inCentea Core.

A solução escolhida

A escolha recaiu no Microsoft Dynamics Sales, uma solução de automação de vendas e gestão do relacionamento com clientes, que permite a integração com ferramentas da plataforma Microsoft. “O Microsoft Dynamics CRM oferecia os requisitos fundamentais que o ISQ necessitava, como o registo centralizado de consultas, propostas e contactos de clientes, aliado ao reporte de dados e informação agregada, bem como a integração dos sistemas verticais que o ISQ já possuía”, justifica João Safara, que destaca a mais-valia da plataforma multicanal.

Na perspetiva de Pedro Pereira, “a implementação do CRM Microsoft Dynamics 365 Sales resolveu uma equação no trinómio da transformação digital (Pessoas - Processos - Tecnologia)”, uma vez que o cliente “possuía processos testados e evoluídos e pessoas competentes e dinâmicas, mas necessitava da solução tecnológica adequada para uma arquitetura com inúmeras integrações de diferentes sistemas das diferentes áreas e com a solução financeira central”.

Melhorias no fluxo de trabalho

A implementação da solução contribuiu para transformar “processos comerciais e financeiros, digitalizando-os e otimizando-os”, refere Pedro Pereira, que enaltece as vantagens da solução “que privilegia o conhecimento do cliente como um dos principais ativos de uma organização como o ISQ, estendendo a capacidade do CRM com soluções de “Customer Insights” e “Customer Voice”.

A nova solução permitiu resolver um conjunto de problemas, nomeadamente na dispersão de informação, no tempo de preparação de propostas e na consulta e partilha de dados entre direções. “Possibilitou um maior controlo de toda a gestão comercial do ISQ, independentemente da tipologia do serviço, mercado ou cliente. Ajudou também a reorganizar a estrutura analítica em termos comerciais e a implementar um modelo de negócio com base na análise de risco financeiro dos clientes”, assevera João Safara.

As operações do ISQ tornaram-se mais controladas, ágeis, “interligando o CRM com o Outlook e o sistema de análise de crédito”, o que oferece “ganhos de produtividade consideráveis”, reitera.

João Safara espera que a solução possibilite “conhecer melhor o cliente e saber atuar com dados”, gerindo a informação “de forma a trabalhar melhor as oportunidades de negócio e as vendas”.

“O ISQ tem uma visão agregada da sua operação comercial, mas há sempre espaço para melhorar e inovar”, reforça Pedro Pereira, nomeadamente ao nível do “uso das soluções de inteligência artificial que a plataforma da Microsoft disponibiliza”.

Na visão da InCentea, o sucesso dos clientes traduz-se no próprio sucesso do Parceiro: “acreditamos que se conseguirmos ajudar a performance do negócio dos nossos clientes, estamos no bom caminho”, conclui Pedro Pereira.

Recomendado pelos leitores

Cegid anuncia aquisição da PHC Business Software
BIZ

Cegid anuncia aquisição da PHC Business Software

LER MAIS

Claranet Portugal adquirida pela Nos
BIZ

Claranet Portugal adquirida pela Nos

LER MAIS

Mercado global de software de produtividade deve atingir 119,4 mil milhões de dólares até 2029
BIZ

Mercado global de software de produtividade deve atingir 119,4 mil milhões de dólares até 2029

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.