Rui Damião em 2023-2-14
A IBM investiu “no papel relevante dos Parceiros” e anunciou um novo Programa de Canal – o IBM Partner Plus – no início de 2023
Pedro Raminho, Software Sales & Ecosystem da IBM Portugal
Para a IBM, o início do novo ano começou com o anúncio de um novo Programa de Canal, o IBM Partner Plus. Em comunicado lançado na apresentação do novo Programa, a IBM refere que se destina “a promover o crescimento de novos Parceiros e dos já existentes, incluindo distribuidores, hyperscalers, fornecedores de tecnologia, fornecedores independentes de software e integradores de sistemas, colocando-os no controlo do seu potencial de receita”. O IBM Partner Plus é, segundo a própria empresa, “fulcral para a estratégia de cloud híbrida e IA da empresa e tem como objetivo capacitar os Parceiros para ajudarem os seus clientes a automatizar, proteger e modernizar os seus negócios”. Este Programa baseia-se no lançamento bem-sucedido em outubro dos seus materiais de formação e capacitação para venda aos Parceiros, que já levou a mais de 15 mil inscrições de Parceiros para obtenção de badges técnicos e de vendas. Como parte deste Programa de Canal, os Parceiros também podem assistir às sessões de kickoff de vendas trimestrais da IBM juntamente com os vendedores da IBM e participar em formações em direto e outros eventos globais de apoio técnico para ajudar a melhorar as competências, aumentar a excelência e relacionar-se com especialistas técnicos. Para os novos Parceiros, a IBM está ainda a lançar o IBM New Partner Accelerator, que disponibiliza um processo de onboarding, formação e outros benefícios durante os primeiros seis meses no Programa para ajudar a acelerar o seu caminho para a rentabilidade. Promover o crescimento dos ParceirosEm declarações ao IT Channel, Pedro Raminho, Software Sales & Ecosystem da IBM Portugal, refere que o “IBM Partner Plus reinventa a forma como a IBM se irá envolver com os seus Parceiros de negócio” através “do acesso a recursos, incentivos e suporte personalizado para que os Parceiros possam aprofundar os seus conhecimentos técnicos e possam acelerar o tempo de lançamento de soluções para o mercado”. O Programa foi desenvolvido para “promover o crescimento de Parceiros novos e existentes, incluindo fornecedores de tecnologia, fornecedores independentes de software, bem como os integradores de sistemas, colocando-os no controlo do seu potencial de ganhos”, especifica Pedro Raminho. O IBM Partner Portal, por exemplo, vai consolidar “todo o conhecimento e volume de negócios, oferecendo a cada Parceiro uma perspetiva de crescimento e progressão no Programa. Essencialmente, fornece aos Parceiros todas as ferramentas e recursos necessários para que possam ganhar com os clientes”. Apoio em PortugalPedro Raminho reforça que a IBM “investiu no papel relevante dos Parceiros e na aceleração das vendas lideradas por Parceiros, permitindo que o ecossistema se torne numa rota preferencial para o mercado, oferecendo aos clientes uma combinação ideal de tecnologia, serviços e experiência em consultoria”. Para impulsionar o crescimento contínuo dos seus Parceiros, a IBM vai aumentar “a sua capacidade de suporte a Parceiros, duplicando o número de comerciais e especialistas técnicos orientados aos Parceiros, suportando-os na sua jornada e na conquista de novos clientes”. Já em Portugal, “a organização também se alinhou com este novo Programa tendo neste momento uma equipa mais alargada no acompanhamento e onboarding de Parceiros IBM”, afirma o representante da IBM Portugal. “Estamos a realizar um conjunto de ações específicas com o nosso distribuidor e Parceiros de negócio de forma a termos o programa adotado e em pleno funcionamento, cumprindo assim as metas definidas até julho deste ano”, assevera Pedro Raminho. |