2024-7-24
O uso de inteligência artificial continua a aumentar entre os fornecedores de serviço, sendo uma prioridade de investimento, tal como a cibersegurança com 45% dos inquiridos a considerarem-na como o principal desafio dos departamentos de IT
De acordo com um relatório da Kaseya, uma das principais prioridades dos fornecedores de serviços de IT é o aumento da produtividade de IT através da automatização e do uso de Inteligência Artificial (IA), enquanto a cibersegurança ainda é uma área em crescimento, mas prevê-se que poderá ser uma das principais áreas de investimento dos fornecedores de serviços. O uso de IA entre os fornecedores de serviços de IT ainda está a aumentar, com a maioria dos inquiridos a considerar prioritário o investimento em inteligência artificial de forma a aumentar a eficiência geral. 40% dos inquiridos consideram que a utilização de IA poderá uma grande parte dos orçamentos em 2024, o que indica uma mudança significativa na atribuição de orçamento para projetos para a inteligência artificial. 37% dos inquiridos estão a considerar investir em IA e em machine learning (ML), quando comparado com os 20% registados no ano passado. Três em cada quatro fornecedores de serviços consideram a utilização de inteligência artificial benéfica para o seu negócio, enquanto 3% duvidam do seu impacto, o que acaba por revelar um otimismo no potencial da inteligência artificial para transformar as suas operações. Tal como a IA, a cibersegurança ainda é uma das principais preocupações dos fornecedores de serviços, já que 43% dos inquiridos consideram-na como o principal desafio dos departamentos de IT. Quase metade dos questionados (45%) consideram que a área da cibersegurança será a área principal onde devem adicionar ou fazer alterações nas soluções no próximo orçamento. Isto inclui o investimento em formações de sensibilização para a segurança (45%), segurança do e-mail (43%), testes de invasão (36%) e análise de vulnerabilidades (35%). A enfâse das preocupações com a cibersegurança foi colocada na qualidade das soluções, com 42% dos inquiridos a referir que têm uma preferência por soluções all-in-one que são capazes de gerir diversas tarefas e processos sem ser necessário o uso de várias ferramentas, e 21% a indicar que dão prioridade ao acesso de documentação de IT integral. |