2016-9-12
A empresa prevê com este acordo ampliar a sua linha de printing e trazer inovação ao mercado
A HP anunciou esta segunda-feira o acordo definitivo para adquirir a divisão de impressão da Samsung Electronics por 1.05 mil milhões de dólares. Esta é a maior aquisição na história da HP (depois da separação) e virá a potenciar as suas possibilidades de crescimento no setor das impressoras, nomeadamente através dos multifuncionais, fortalecendo o portfólio de impressão a laser que estabeleceu em parceria com a Canon, e libertando o caminho para futuras inovações em impressão. Adicionalmente, como parte do acordo, a Samsung comprometeu-se a comprar 100 a 300 milhões em ações da HP em mercado livre após o fecho da transação.
“Esta foi uma grande jogada estratégica para a HP,” afirma Enrique Lores, president of Imaging, Printing & Solutions da HP. “A separação está realmente a dar resultados,” acrescenta, em referência “split” da HP da Hewlett Packard em 2015 para se focar em PCs e respectivo hardware
Os números, por outro lado, não são tão otimistas: as receitas do ramo de impressão da HP caíram 14% para um total de 42 milhões de dólares no passado trimestre, enquanto as vendas caíram cerca de 4% para um total de 11.9 mil milhões. Ainda assim, ao reportar os seus ganhos no mês passado, a companhia afirmou que as operações de restruturação estavam no caminho certo para o ano fiscal, incluindo uma redução de pessoal na ordem dos 3 mil postos de trabalho.
“Tornarmo-nos uma empresa independente conferiu-nos maior flexibilidade e permitiu-nos colocar o foco em acelerar o nosso crescimento e reinventar indústrias,” afirma Dion Weisler, Presidente e CEO da HP. “É o que estamos correntemente a fazer com a impressão 3D e a disrupção da indústria de 12 biliões de dólares de manufacturação tradicional, e é o que vamos fazer com a indústria de 55 mil milhões das impressoras. A aquisição da divisão de impressão da Samsung permite-nos gerar inovação e criar oportunidades de negócio completamente novas com muito maior eficiência, segurança, e economia para os nossos clientes.”
As MPFs da Samsung vão estar ainda em comercialização por mais 1 ano |
No total, a HP irá receber mais de 6500 patentes da Samsung, contribuindo assim para o crescimento do seu repertório de propriedade intelectual, juntamente com uma força de trabalho de classe mundial que inclui 1300 investigadores e engenheiros altamente especializados em tecnologia de impressão a laser, eletrónica de imagem, consumíveis e acessórios de impressão. |
Em comunicado, a HP diz que integrar os produtos de impressão da Samsung nas tecnologias de ponta PageWide da HP permitirá criar um portfólio "revolucionário" de soluções de printing, com a melhor segurança de dados, documentos e dispositivos da indústria. Adicionalmente, as capacidades da tecnologia de impressão a laser da Samsung são mais adequadas a multifuncionais de larga escala concebidas para uso intenso em escritórios, potenciando à HP o desenvolvimento de uma categoria na qual a empresa têm uma menor presença no mercado. Por último, a HP está confiante que a transação irá proporcionar novas oportunidades para fortalecer e expandir as suas relações com a Canon, com a qual desfruta de uma parceria sólida e mutualmente benéfica. "A HP e a Canon têm vindo a debater a inovação em impressão como forma de criar valor comercial em impressão empresarial e no mercado em expansão dos MFPs,” afirma Fujio Mitarai, presidente e CEO da Canon Inc. “Esta transação irá desenvolver ainda mais a nossa parceria e gerar crescimento em ambas as empresas.” É previsto que a aquisição seja finalizada num período de 12 meses, ao longo dos quais será sujeita a aprovações regulamentares e outros procedimentos de fecho, e que gere um crescimento gradual ao longo do primeiro ano após o fecho, com sinergias de custo e um forte modelo financeiro.
|