Maria Beatriz Fernandes em 2021-12-10
A empresa do setor da videovigilância lançou um site em português, vai abrir novos escritórios em Portugal e lançar perfis próprios nas redes sociais
Bruno Bento, Regional Sales Manager da Hikvision em Portugal
Os últimos dois anos foram marcados por entropias – desde a pandemia, a constrangimentos na cadeia de valor, passando por um aumento recorde dos ciberataques e, no caso da chinesa Hikvision, sanções comerciais. Contudo, a empresa, fundada em 2001 em Hangzhou, na China, tem vindo a prosperar nos vários vetores de negócio. Nos primeiros nove meses do ano, a faturação ascendeu a 7.502 milhões de euros, um crescimento de 32,3% em relação ao mesmo período no ano passado. Focada nas principais tecnologias de codificação de áudio e vídeo, a Hikvision conta com mais de 42 mil funcionários globalmente e está a crescer em Portugal, reflexo da sua aposta e compromisso de “alcance ibérico” desde 2018, “cientes da importância e do potencial do mercado português”, conta Bruno Bento, nomeado recentemente como Regional Sales Manager da Hikvision em Portugal: “sem dúvida, os esforços que estão a ser desenvolvidos são muito positivos e estão a ter uma grande aceitação no mercado”. Um ano-chave para PortugalDepois de 21 anos em cargos no setor da segurança, Bruno Bento, que entrou para a Hikvision em 2018, ocupava o cargo de Key Account & Business Development Manager até à mais recente nomeação. A aposta em Portugal, manifesta-se, também, na abertura de novos escritórios em território português, com mais de 470 metros quadrados e um showroom para expor o portfólio de soluções, produtos e novidades da empresa, “promover a formação técnica, programas de certificação”, entre outros. “Este tem sido um ano-chave para a Hikvision em Portugal” – apesar de atrasos nos planos de desenvolvimento, a empresa “tem vindo a consolidar a sua proposta com uma equipa local composta por perfis técnicos e comerciais, capaz de responder aos clientes e Parceiros”, focada em “compreender as necessidades específicas do mercado português, para atender e dar as soluções concretas”, reitera Bruno Bento. Adicionalmente, a empresa chinesa “está a trabalhar de forma contínua noutras linhas de ação que potenciem a comunicação com o público português”. Nesse sentido, lançou recentemente o seu site em português, “com conteúdos específicos” direcionados para as necessidades do mercado português. Como parte desse esforço, a organização prevê o lançamento de “perfis próprios da Hikvision Portugal nas principais redes sociais”. Ofertas e ParceirosNa Península Ibérica, a Hikvision – como Total Solution Provider – tem quatro linhas de produtos principais “para uma proposta de segurança global”: CCTV, Intercom, Intrusão e Access Control Systems. A empresa já se estabeleceu no mercado de CCTV, pelo que a grande aposta e a previsão de maior crescimento de mercado diz respeito à Intrusão e Intercom, conta Bruno Bento. “Além disso, a Hikvision desenvolve soluções inteligentes para atender às necessidades de determinados setores” – no caso português, em que “o retalho é um setor que tem vindo a crescer nos últimos anos”, as “principais cadeias já confiam na Hikvision”. Bruno Bento refere que a Hikvision está atenta a setores como “Infraestrutura, Educação e soluções de ITS, quer em equipamentos quer sob o amparo de Smart Cities”, conceito que, apesar de não tão desenvolvido como em Espanha, “tem uma grande projeção” e ao qual “a Hikvision está já preparada para atender”. O crescimento da empresa em Portugal conta com o apoio de Parceiros locais, distribuidores e instaladores profissionais, “que optaram pela marca e nos proporcionaram um Canal bem estabelecido com ampla experiência e conhecimento no setor de segurança”, conclui o Regional Sales Manager. |