2023-11-17
O Grupo Esprinet anunciou que registou vendas de 79,6 milhões de euros em Portugal, um crescimento de 6% no país
O Conselho de Administração da Esprinet aprovou a informação periódica adicional a 30 de setembro de 2023, elaborada em conformidade com as normas internacionais de contabilidade (IFRS). Alessandro Cattani, CEO da Esprinet explica que “o ano de 2023 é caracterizado por fortes tensões geopolíticas e uma persistente instabilidade no mercado das TIC e é também um ano de transição para a Esprinet. Acelerámos a execução da nossa estratégia que visa reforçar a oferta de linhas de margem elevada, também através da reformulação funcional da V-Valley, a divisão que lida com Soluções e Serviços. Graças a isto, podemos agora orgulhar-nos de um aumento global considerável da margem de lucro bruto combinado com uma otimização progressiva dos custos. O Grupo está assim a lançar as bases para um aumento futuro planeado da margem EBITDA, adaptando a sua estratégia de modo a beneficiar da oportunidade de recuperação nos próximos anos. De facto, os analistas estão, agora, de acordo na sua previsão para uma recuperação em 2024 no mercado de Ecrãs e Dispositivos, áreas onde o Grupo é tradicionalmente mais forte. Esta recuperação irá também somar-se às oportunidades decorrentes de um mercado de TIC profundamente alterado, que se espera que expresse o seu crescimento futuro em quatro áreas: IA generativa, Cibersegurança, Serviço e Sustentabilidade, todas elas áreas em que o recente desenvolvimento da divisão V-Valley permitirá monitorizar de uma forma cada vez mais eficaz”. Nos nove meses de 2023, as vendas de contratos com clientes ascenderam a 2.744,9 milhões de euros, um decréscimo de 15% face ao resultado do período homólogo do ano anterior (Euros 3.217,7 milhões). O desempenho do terceiro trimestre (839,1 milhões euros; -19% em relação ao 3º trimestre de 2022) evidencia o atraso registado no primeiro semestre (-13% em relação aos primeiros seis meses de 2022). A Esprinet registou vendas em Itália de 1.685,2 milhões de euros (-12% em relação aos nove meses de 2022) num mercado cujo desempenho, de acordo com os dados da Context, é inferior em 5% em relação ao mesmo período do ano anterior: o resultado do terceiro trimestre (-11%) agrava ainda mais o cenário, após a tendência negativa dos primeiros seis meses (-3%). Em Espanha, as vendas do grupo ascenderam a 949,3 milhões de euros, -20% em relação a 2022, num mercado substancialmente plano: a vantagem adquirida no primeiro trimestre (+8%) desapareceu com os resultados do segundo trimestre (+2%) e com a diminuição registada no período julho-setembro de 2023 (-9%). Com vendas de 79,6 milhões de euros, Portugal cresceu 6%, num mercado que registou uma redução de -6%, com as seguintes tendências trimestrais: -2% no primeiro trimestre de 2023, -6% no segundo trimestre de 2023 e -9% no terceiro trimestre de 2023. |