2023-11-17

BIZ

Grupo Esprinet cresce 6% em Portugal no terceiro trimestre

O Grupo Esprinet anunciou que registou vendas de 79,6 milhões de euros em Portugal, um crescimento de 6% no país

Grupo Esprinet cresce 6% em Portugal no terceiro trimestre

O Conselho de Administração da Esprinet aprovou a informação periódica adicional a 30 de setembro de 2023, elaborada em conformidade com as normas internacionais de contabilidade (IFRS).

Alessandro Cattani, CEO da Esprinet explica que “o ano de 2023 é caracterizado por fortes tensões geopolíticas e uma persistente instabilidade no mercado das TIC e é também um ano de transição para a Esprinet. Acelerámos a execução da nossa estratégia que visa reforçar a oferta de linhas de margem elevada, também através da reformulação funcional da V-Valley, a divisão que lida com Soluções e Serviços. Graças a isto, podemos agora orgulhar-nos de um aumento global considerável da margem de lucro bruto combinado com uma otimização progressiva dos custos. O Grupo está assim a lançar as bases para um aumento futuro planeado da margem EBITDA, adaptando a sua estratégia de modo a beneficiar da oportunidade de recuperação nos próximos anos. De facto, os analistas estão, agora, de acordo na sua previsão para uma recuperação em 2024 no mercado de Ecrãs e Dispositivos, áreas onde o Grupo é tradicionalmente mais forte. Esta recuperação irá também somar-se às oportunidades decorrentes de um mercado de TIC profundamente alterado, que se espera que expresse o seu crescimento futuro em quatro áreas: IA generativa, Cibersegurança, Serviço e Sustentabilidade, todas elas áreas em que o recente desenvolvimento da divisão V-Valley permitirá monitorizar de uma forma cada vez mais eficaz”.

Nos nove meses de 2023, as vendas de contratos com clientes ascenderam a 2.744,9 milhões de euros, um decréscimo de 15% face ao resultado do período homólogo do ano anterior (Euros 3.217,7 milhões). O desempenho do terceiro trimestre (839,1 milhões euros; -19% em relação ao 3º trimestre de 2022) evidencia o atraso registado no primeiro semestre (-13% em relação aos primeiros seis meses de 2022).

A Esprinet registou vendas em Itália de 1.685,2 milhões de euros (-12% em relação aos nove meses de 2022) num mercado cujo desempenho, de acordo com os dados da Context, é inferior em 5% em relação ao mesmo período do ano anterior: o resultado do terceiro trimestre (-11%) agrava ainda mais o cenário, após a tendência negativa dos primeiros seis meses (-3%).

Em Espanha, as vendas do grupo ascenderam a 949,3 milhões de euros, -20% em relação a 2022, num mercado substancialmente plano: a vantagem adquirida no primeiro trimestre (+8%) desapareceu com os resultados do segundo trimestre (+2%) e com a diminuição registada no período julho-setembro de 2023 (-9%).

Com vendas de 79,6 milhões de euros, Portugal cresceu 6%, num mercado que registou uma redução de -6%, com as seguintes tendências trimestrais: -2% no primeiro trimestre de 2023, -6% no segundo trimestre de 2023 e -9% no terceiro trimestre de 2023.

ARTIGOS RELACIONADOS

Esprinet prevê EBITDA entre 70 e 80 milhões de euros em 2023
BIZ

Esprinet prevê EBITDA entre 70 e 80 milhões de euros em 2023

LER MAIS

Esprinet finaliza aquisição da Lidera Network
BIZ

Esprinet finaliza aquisição da Lidera Network

LER MAIS

Esprinet atinge vendas de 4,7 mil milhões de euros
BIZ

Esprinet atinge vendas de 4,7 mil milhões de euros

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA
BIZ

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA

LER MAIS

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades
BIZ

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades

LER MAIS

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.