2017-7-14

BIZ

Gastos globais com IT ultrapassarão os 2 mil milhões de dólares

A Gartner revela a tendência de crescimento do mercado global de IT, que deverá ultrapassar os 2 mil milhões de dólares durante este ano, refletindo um crescimento de 3,8% face a 2016. O enterprise software será o principal impulsionador deste crescimento

Gastos globais com IT ultrapassarão os 2 mil milhões de dólares

De acordo com a analista, esta nova geração de ofertas será movida por plataformas de negócio e de tecnologias que serão o motor de novas categorias a nível de gastos. As tecnologias disruptivas específicas da indústria incluem a IoT alocada à manufatura, blockchain nos serviços financeiros (bem como noutras indústrias) e das smart machines no retalho.

“O negócio digital está a ter um efeito bastante significativo na forma como o negócio decorre e de como este é suportado”, refere John-David Lovelock, vice president and distinguished analyst, Gartner. “O impacto do negócio digital está a dar lugar a outras categorias, por exemplo, a convergência de ‘software aliado a serviços mais a propriedade intelectual’”.

A Gartner espera um crescimento na ordem dos 7,6% no mercado de enterprise software em 2017, uma subida face aos 5,3% alcançados em 2016. A analista identifica esta subida como reflexo do facto de as empresas encararem as aplicações de software como um forte aliado para a criação de receitas provenientes de canais de negócio digitais, bem como o facto de terem uma maior necessidade de automação e de lançarem novas aplicações e funcionalidades.

“Com o aumento da adoção de aplicações empresariais baseadas em SaaS, aparece também um aumento da aceitação das ferramentas de gestão das operações de IT entregues através da cloud”, refere John-David Lovelock. “Estas ferramentas cloud-based permitem que as organizações de infraestrutura e operações a adotarem mais rapidamente e de forma mais funcional novas tecnologias que as ajudem a gerir mais rapidamente ciclos de adoção de aplicações. Se a equipa de infraestrutura e operações não monitorizar o ambiente em rápida mudança, arrisca-se uma degradação do serviço de infraestrutura e aplicação, o que no final impacta a experiência do utilizador final, podendo levar a repercussões financeiras e a nível da marca”.

Os gastos com IT aumentaram em 2016, mas apenas dois dos principais 10 fabricantes de IT registaram crescimento orgânico das receitas. Com as fontes de receitas a convergirem ainda no "Nexus of Forces" (a convergência de informação, mobilidade, cloud e social), alguns dos principais 10 fabricantes deverão ter uma melhor prestação em 2017, dado o forte crescimento da venda de smartphones.

Os gastos globais com dispositivos (PCs, tablets, ultramobiles e telemóveis) está projetado para um crescimento de 3,8% este ano, devendo alcançar os 654 mil milhões de dólares. Esta previsão é otimista e mostra uma subida relativa à estimativa do trimestre anterior que apontava apenas 1,7% de crescimento.

No que diz respeito aos telemóveis, o crescimento dos gastos com estes dispositivos deverá ser conduzido pelo aumento dos preços médios de venda dos segmentos premium nos mercados maduros. O 10º aniversário do iPhone será um dos impulsionadores.

No segmento de dispositivos, apenas os tablets continuam numa trajetória de decrescimento, à medida que os ciclos de substituição destes equipamentos continua a ser ampliado.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.