2023-9-18
Os gastos com a IA na Europa crescerão em 29,6% entre 2022 e 2027, sendo as indústrias principais a banca, serviços profissionais e retalho
Segundo o mais recente Guia Mundial de Gastos com Inteligência Artificial (IA), publicado pela International Data Corporation (IDC), os gastos com a IA na Europa vão atingir os 34,2 mil milhões de dólares em 2023, registando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 29,6% entre 2022 e 2027. Isto representará 20,6% do mercado mundial da IA, com um CAGR mundial de 26,9% para o mesmo período de previsão. Os gastos a nível mundial excederão os 96,1 mil milhões de dólares em 2027, diz a IDC. De acordo com a IDC, a banca (15.7%), os serviços profissionais (11.2%), o retalho (10.9%), fabricação discreta (10.3%), fabricação de processo (8%) e as telecomunicações são as maiores indústrias de IA, somando mais de 60% dos gastos totais do mercado europeu de IA este ano. Os gastos nestes setores continuam a crescer a um ritmo superior à média, contrariando a tendência de outras áreas, como como cuidados de saúde, serviços públicos meios de comunicação, serviços pessoais e ao consumidor, onde os gastos estão a diminuir. A crescente difusão das soluções de IA têm sido impulsionada pela eficiência operacional e pela necessidade da otimização das Tecnologias de Informação (TI) e da melhoria da experiência de cliente. Segundo a IDC, os casos de utilização predominantes de IA são a inteligência de ameaças aumentada e os sistemas de prevenção, assim como a análise e investigação de fraudes aumentadas. Isto verificou-se especialmente no setor financeiro e em setores mais expostos a ameaças, como telecomunicações ou governo central e local. A melhoria da experiência do cliente e dos processos de venda são possibilitados pela utilização de agentes de atendimento ao cliente aprimorados, assim como pela recomendação e aumento do processo de vendas, em especial no setor do retalho e, em menor grau, no setor bancário. O ambiente económico atual é incerto e a inflação influencia fortemente as decisões de investimento. No entanto, o mercado de IA continua em crescimento, particularmente as tecnologias de IA Generativa (GenAI). “A GenAI está a ganhar a atenção de fornecedores, consumidores e empresas, levantando questões que vão desde como incorporar a tecnologia em produtos e como aproveitar ao máximo o seu uso até como garantir o uso responsável, dada a procura tão generalizada”, afirma Carla La Croce, research manager de Customer Insights and Analysis da IDC. O Guia de Gastos da IDC mostra que a criação de imagens, utilizado amplamente em atividades mediáticas e de marketings é o caso de utilização de GenAI que registou o maior crescimento contínuo. Segue-se a criação de textos em segundo lugar, especialmente no setor de indústrias profissionais. “Os gastos em casos de uso de GenAI ainda são menores do que em casos de uso de IA mais bem estabelecidos, mas estão a crescer rapidamente. A criação de imagens, textos e vídeos são os casos de uso mais comuns, com maior crescimento no último ano”, explica La Croce. “As empresas estão a correr para aprimorar as aplicações existentes com recursos de IA, enquanto os fornecedores mais inovadores e voltados para o futuro estão a incorporar a GenAI nas suas soluções para atender à crescente procura”. |