2016-7-01

BIZ

Gartner identifica tecnologias estratégicas para o setor público

Os governos têm sido, na última década, alvo de pressão em relação à otimização máxima do IT e dos custos de operação, enquanto enfrenta desafios organizacionais e culturais

Gartner identifica tecnologias estratégicas para o setor público

Segundo a Gartner, os gastos das administrações centrais e locais a nível global em produtos tecnológicos e serviços deverá crescer quase 0,3%, traduzindo-se em 430,1 mil milhões de dólares em 2016, e crescendo para os 476,1 mil milhões em 2020. Estes números representam uma reviravolta após o decréscimo de 5,2% registado no ano passado.

O local de trabalho digital é a primeira tecnologia estratégica identificada pela Gartner, que indica que o governo poderá tirar proveito do facto de os seus colaboradores serem cada vez mais letrados digitalmente (desde os colaboradores da "linha da frente", até aos executivos nos mais altos cargos). O local de trabalho digital é visto pela Gartner como um impulsionador do negócio, ao mesmo tempo que aumenta o engagement dos colaboradores, ao promover infraestruturas mais colaborativas, mobilidade e a escolha pessoal dos profissionais em relação à tecnologia e dispositivos que pretendem utilizar.

O engagement multicanal do cidadão também é considerado uma estratégia. Entregar uma experiência efetiva ao cidadão requer uma abordagem holística às suas necessidades: é necessário estar atento aos dados e analisar as necessidades dos cidadãos, assim como os canais de engagement preferidos dos cidadãos.

À medida que o governo se torna mais digital, a "identidade digital", e-ID, torna-se uma tecnologia imperativa ao serviço de todas as transações digitais. O setor público deverá apostar cada vez mais na autenticação digital, uma vez que os métodos tradicionais estão a ficar obsoletos.

A analítica faz cada vez mais parte do mundo atual, e deve ser adotada pelos governos, aconselha a Gartner. Para a consultora, a analítica pode dar novas perspetivas que poderão conduzir a ações que melhorem a eficiência organizacional. A analítica deverá ser uma aliada em todos os níveis da actividade do negócio, auxiliando o setor público a abraçar processos de negócio autónomos e capacidades de business inteligence (BI) que ajudam os humanos a tomarem melhores decisões com context-based em tempo real.

A Gartner vê nas smart machines uma oportunidade para o setor público. Uma vez que estas incorporam capacidades que estão a evoluir muito rapidamente (carros autónomos, assistentes virtuais, robôs que interagem e aconselham pessoas), a vantagem para os governos  poderá ser a exploração destas capacidades em práticas de negócio já existentes, novos serviços públicos e novas formas de atingir os seus objetivos de negócio.

A IoT já não é mais um "parente" estranho, está por todo o lado e o setor público deverá também incorporá-la na sua estratégia,como forma de desenvolver cidades mais conetadas e inteligentes às quais os próprios cidadãos estão conetados.

Para a Gartner, é também imperativo que o setor público implemente arquiteturas software-defined, como forma de virtualizar as redes, infraestrutura e a segurança. Isto porque as arquiteturas software-defined melhoram a gestão e a agilidade da organização, permitindo-lhe melhorar o seu tempo de resposta e os seus requisitos de fluidez.

Também a cibersegurança deverá ser abraçada pelo setor público.

TAGS

Gartner IT

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.