2016-7-08

BIZ

Gartner: gastos mundiais com IT vão manter-se estáveis em 2016

As previsões do passado trimestre davam conta de um decréscimo de 0,5%, mas a Gartner indica agora que os gastos vão manter-se "flat", chegando aos 3.41 biliões de dólares este ano, não tendo em conta o Brexit

Gartner: gastos mundiais com IT vão manter-se estáveis em 2016

Para a analista, esta alteração das previsões deve-se às próprias flutuações cambiais.

"De facto, o  Gartner Worldwide IT Spending Forecast assume a não saída do Reino Unido da União Europeia. Com a saída do Reino Unido, provavelmente haverá uma erosão da confiança nos negócios e subidas de preços que deverão ter impacto nos gastos do Reino Unido, Europa Ocidental e a nível mundial", afirma John-David Lovelock, research vice president.

As alterações nas previsões da Gartner prendem-se também com todas as alterações que o Reino Unido ainda tem para enfrentar, mas que não estão definidas. O voto no "não" em relação à permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) terá consequências diretas tanto para o País como para a própria Europa, parte delas imediatas, e outras a longo prazo.

Este "entretanto" em que nos encontramos agora está a contribuir para tornar o Reino Unido menos atrativo para os novos trabalhadores que pudessem estar interessados em emigrar. Ao ter cada vez menos acesso a profissionais qualificados de fora do país, o Reino Unido irá ressentir-se.

Novas tendências marcarão o mercado

"O ano de 2016 marcou o início de uma dicotomia fantástica. O ritmo da mudança no IT nunca será tão lento como é hoje, mas o crescimento dos gastos com o IT está apagado", refere John-David Lovelock. "O ano de 2016 é o ano em que o foco do negócio se vai voltar para o negócio digital, a Internet of Things e até o negócio algorítmico. Para implementarem estas novas iniciativas, muitas empresas estão a voltar-se para a otimização dos esforços com os custos centrados nas alternativas digitais (por exemplo, o SaaS em vez de licenças de software, a voz sobre LTE em vez da celular e as assistentes pessoais digitais em vez de humanas) para poupar dinheiro, simplificar as operações e acelerar o time to value. É precisamente este novo fôlego de alternativas ao IT tradicional que irá redefinir fundamentalmente aquilo que se compra, quem compra, e quanto é que se gasta".

Deste modo, a Gartner prevê que os gastos em sistemas de data center alcancem os 174 mil milhões de dólares em 2016, um crescimento de 2% face a 2015. Este mercado está a ser impulsionado pela China e Europa Ocidental e por um grande ciclo de novas soluções implementadas pelo mercado de equipmenterprise network equipment da América do Norte.

A aposta no software irá totalizar cerca de 332 mil milhões de dólares, um aumento de 5,3% face ao ano passado. A América do Norte é a região que detém a força que alavanca este crescimento, ao ser responsável por 11,6 mil milhões de dólares do aumento de 24 mil milhões que irão registar-se ao longo de 2016. Neste mercado, o segmento mais impactante é o de software de gestão de customer relationship.

Os gastos com devices deverão ficar pelos 627 mil milhões de dólares no final deste ano. Os problemas económicos da Rússia, Japão e Brasil irão privar a procura e a recuperação global dos PCs. Adicionalmente, as atualizações do Windows 10 contribuíram para um atraso na compra de PCs, uma vez que depois de o sistema operativo estar atualizado, os utilizadores já não necessitam de comprar equipamentos novos, podem utilizar os seus atuais PCs durante um maior período de tempo.

O mercado de serviços de IT deverá aumentar 3,7%, com gastos a totalizarem os 898 mil milhões de dólares. Neste mercado o Japão é o país que está a crescer mais rápido, com gastos 8,9% mais altos.

Os gastos com serviços de comunicações deverão decrescer, com valores na ordem de 1.38 biliões de dólares em 2016, -1.4% face a 2015. Mais uma vez, é o Japão o país que lidera o crescimento em serviços de comunicação.
Tanto na Europa Ocidental e Oriental como na América do Norte, a Gartner prevê uma diminuição, à medida que a guerra de preços e o declínio de utilizações afetam virtualmente os mercados de serviços de comunicações.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gastos globais com tecnologia deverão crescer 4,5 por cento em 2016
BIZ

Gastos globais com tecnologia deverão crescer 4,5 por cento em 2016

LER MAIS

Gastos em TI podem ser comprometidos pela subida do dólar
BIZ

Gastos em TI podem ser comprometidos pela subida do dólar

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.