A Garmin, líder mundial em soluções de navegação portátil, volta a estar presente no Tour de France com a equipa Garmin-Sharp e com equipamentos e soluções que permitem monitorizar e melhorar os treinos e a prestação física destes atletas de alta competição, que estão no centro de uma das mais exigentes provas desportivas a nível mundial. O GPS Edge® 1000 também está no centro das atenções com a oferta de mapas e conteúdos específicos para os amantes do ciclismo.
O norte-americano Andrew Talansky tem revelado uma excelente forma física, comprovada pelos grandes resultados conseguidos em provas como o Criterium du Dauphine 2014 onde foi proclamado vencedor, e luta agora por um lugar mais próximo do pódio e mais afastado do décimo lugar que conseguiu no Tour de França em 2013.
Ao lado dos atletas na prova deste ano está o Edge® 1000, que combina as funcionalidades de topo dos últimos modelos da marca para ciclismo (Edge Touring e Edge 810), com um ecrã táctil a cores de 3” e orientação dupla, sensor de luz ambiente, resistente à chuva e com 15 horas de vida útil de bateria. A pensar no conforto dos ciclistas, o ecrã é extremamente sensível ao toque, podendo ser usado mesmo com luvas. Este equipamento da Garmin junta conectividade em tempo real com avançadas capacidades de navegação (alertas de vista de partida e ponto de chegada, e planos de passeio) e recursos a mapas para oferecer maior competitividade e conforto aos atletas.
O Edge® 1000 mede a distância (através de GPS para uma precisão exímia que funciona em qualquer parte do Mundo), a velocidade actual, média, a altitude (altímetro barométrico), a última volta, entre outras... Mede ainda o ritmo cardíaco e a cadência e traz incorporado o Garmin Cycle Map.
Um exercício de força pré-carregado no Edge® 1000 permite calcular o limite de potência funcional (FTP) do atleta, a partir do qual pode basear as suas zonas de treino de força. Pode ser utilizado com indicadores de potência compatíveis com ANT+™, como o Vector™. Mostra a temperatura durante o circuito e é compatível com Glonass que, em combinação com o GPS, oferece uma precisão incomparável em todas as situações.
Este é ainda o primeiro equipamento de ciclismo da Garmin que se integra com os sistemas eletrónicos Shimano Di2 para mostrar no ecrã a direção seguida.
Comunicação sem falhas e partilha de dados em tempo real
Este modelo garante uma conectividade e comunicação constantes. Os alertas inteligentes permitem ao atleta receber alertas de mensagens de texto e emails diretamente no seu Edge® 1000 (compatível com iPhone® 4s ou superior), e a funcionalidade LiveTrack oferece a amigos e familiares a possibilidade de conhecerem o percurso e os treinos do atleta em tempo real. Para manterem a adrenalina da corrida e treinarem de uma forma mais realista para uma prova com um elevado grau de exigência, como o Tour de França, o Edge® 1000 permite que os atletas entrem em competições através do Garmin Connect™. Os resultados são exibidos em tempo real no equipamento, incluindo alertas para o início e o final do segmento e a sua posição na classificação.
O Edge® 1000 também tem um calendário de treino e é compatível com exercícios avançados, que o atleta pode planear, programar e carregar a partir do Garmin Connect. Os dados gerados através deste equipamento são armazenados na memória interna para que o acesso às funcionalidades de navegação não esteja condicionado à cobertura de rede. As partilhas nas redes sociais e o download de dados do Garmin Connect™, assim como o rápido download de updates de software e uploads de mapas ou outros, através do Bluetooth® Smart Wireless e do Wi-Fi®, são também uma realidade à qual os ciclistas não vão ficar indiferentes.
Mapas e navegação à medida dos ciclistas
O Edge®1000 tem o Garmin Cycle Map da Europa pré-carregado com conteúdos OSM (Open Street Map) que inclui estradas transitáveis e caminhos para bicicletas, dados da elevação, pontos de interesse e pesquisa de endereços.
A funcionalidade que permite configurar os percursos de ida e volta suporta a criação de até três rotas de ciclismo com base na distância que o utilizador introduzir. Estas rotas podem ser criadas diretamente no Edge 1000 usando o mapa, os pontos de interesse e os segmentos que tenham sido transferidos do Garmin Connect. Se a área não estiver coberta pelos mapas pré-carregados, estão disponíveis para aquisição mapas TOPO opcionais. Se o atleta quiser a qualquer altura alterar o caminho a seguir ou terminar o percurso mais cedo, o Garmin Edge ® 1000 pode guiá-lo de volta para o início da rota calcular a caminho mais direto, oferecendo direções ponto-a-ponto.
"Estamos muito orgulhosos da nossa equipa, pelo trabalho, esforço e dedicação que tem demonstrado e que tem dado frutos nos últimos anos, com resultados cada vez mais positivos”, disse Natalia Cabrera, diretora de Marketing da Garmin Iberia. “É também com muito orgulho que a Garmin acompanha cada quilómetro feito através do Edge® 1000, um equipamento que ajuda efetivamente os atletas a melhorarem a sua performance, a otimizarem e a diversificarem os seus treinos para alcançarem o grande objetivo, a melhor classificação possível no Tour de França". |