2021-10-23
Um novo estudo indica que 73% dos CSP planeiam lançar redes 5G até 2022, mas 94% enfrentam desafios com os sistemas de cobrança existentes
"Os Communications Service Providers (CSP) estão a fazer investimentos significativos nas suas redes 5G e precisam de ser capazes de rentabilizar rapidamente e de forma eficaz novos serviços para obter um retorno, bem como corresponder às expectativas dos clientes", disse Jason Rutherford, vice-presidente sénior e diretor geral da Oracle Communications, que num novo relatório indica que, enquanto 73% dos CSP planeiam lançar redes 5G até 2022 – desde banda larga móvel melhorada a casas inteligentes, jogos e entretenimento –, mas 94% enfrentam desafios com os sistemas de cobrança existentes. À medida que os CSP procuram aumentar a monetização dos serviços, desde o streaming de conteúdos de vídeo, ao eHealth e jogos virtuais, preocupam-se com o facto de os seus sistemas de carregamento desatualizados saudarem a experiência, o desempenho e a capacidade de trazer rapidamente novas ofertas ao mercado. "O inquérito mostra que os CSP reconhecem que precisam de repensar os sistemas de cobrança atuais para capitalizar plenamente o potencial de receita do 5G”, continua Rutherford. Cerca de 38% dos CSP inquiridos notaram que os principais desafios que hoje enfrentam no sistema de cobrança dizem respeito ao custo de gestão dos sistemas existentes e ao longo do tempo para comercializar as novas ofertas (34%). Adicionalmente, sentem-se mal equipados para atender às necessidades de desempenho e rentabilização do 5G e preocupam-se com a forma como a tecnologia desatualizada vai afetar a experiência do cliente. Além disso, o estudo concluiu que os CSP esperam rentabilizar o 5G de forma diferente, utilizando uma média de três alavancas de preços, como segurança de dados, latência e eficiência energética. Como apoio, 86% planeia atualizar os sistemas de recolha nos próximos 18 meses. "Os CSP percebem a necessidade de sistemas de cobrança escaláveis e convergentes que lhes permitam rentabilizar qualquer modelo de negócio e complexas alavancas de preços 5G", completa Jason Rutherford. |