Marta Quaresma Ferreira em 2023-5-17

BIZ

Parceiro do Mês

Factis coloca tecnologia ao dispor do cliente com gestão, operação e automação de serviços IT

A empresa ajusta o seu trabalho às especificidades de cada organização, apresentando duas áreas de negócio: prestação de serviços profissionais integrados e IT managed services para PME e soluções de gestão e automação do serviço IT

Factis coloca tecnologia ao dispor do cliente com gestão, operação e automação de serviços IT

João Fonte, CEO da Factis

Com o objetivo de apoiar pessoas e organizações a tirar partido dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, a Factis iniciou a sua atividade em 1996 após um spinoff da atividade de prestação de serviços IT desenvolvida noutra empresa, em 1991.

Na visão de João Fonte, CEO e sócio fundador da empresa, o fator diferenciador “é o seu capital humano, aliado à utilização de ferramentas de automação de serviço e às melhores práticas”, com serviços prestados caracterizados por silent running.

O início da atividade fez-se numa perspetiva de mono cliente, tendo começado por prestar serviços à Mobil e, posteriormente, à BP. À data, a organização dispõe de 12 trabalhadores e mais de 300 clientes em carteira, cem dos quais clientes regulares.

Posicionamento e oferta

Atualmente, a Factis está organizada em duas áreas de negócio, dedicadas a mercados distintos:

  • Prestação de serviços profissionais integrados e IT managed services para PME: um modelo direcionado a micro, pequenas e médias empresas. A empresa disponibiliza um departamento de informática, em regime partilhado com os clientes – centro de suporte Factis – constituído por três áreas: infraestrutura e engenharia de sistemas; service desk e field support; e software e aplicações. Nesta linha, a empresa fornece ainda equipamentos e software, privilegiando a standardização dos mesmos. Atua a nível nacional e nos PALOP, com incidência em Angola, Moçambique e Cabo Verde;
  • Soluções de gestão e automação do serviço de IT: uma oferta orientada para organizações públicas e privadas. Os softwares revendidos e suportados pela Factis são soluções que se implementam em poucos dias, com as melhores práticas incorporadas e um baixo TCO.

Negócio, Parceiros e clientes

O volume de negócios tem-se apresentado “bastante estável”: em 2004 a empresa atingiu um milhão de euros em faturação, tendo já ultrapassado esse valor em 2022.

Para o CEO da organização, o desafio atual passa por “acompanhar e participar na evolução da tecnologia para depois transferirmos e colocarmos a tecnologia e o que melhor se faz no mundo ao dispor dos nossos clientes. Pretendemos adequar o nosso foco principal de atividade, a gestão, operação e automação de serviço IT à evolução tecnológica e ao que melhor se faz no mundo a cada momento”.

Sobre as soluções mais procuradas, estas diferem: nas maiores organizações destacam-se as soluções de gestão de serviço e ticketing, com suporte para enterprise service management, que podem ser usadas nos mais diversos departamentos. A 4me é a que apresenta maior procura ao nível do IT&Enterprise Service Management. As soluções de Remote Management and Monitoring (RMM) registaram também um acentuado crescimento, com destaque para as soluções da TeamViewer e da Action1.

Para além destes três Parceiros, a Factis conta ainda com a BMC Software, a Mailstore, a Nakivo e a Sereverscheck e Parcerias com a Microsoft, a Fortinet, a HP, a Lenovo, a Broadcom/Symantec e a Zabbix.

Expansão e futuro

Apesar do foco principal do negócio estar em Portugal, a empresa acompanha clientes nas suas operações internacionais. “Pretendemos fundamentalmente manter a base de clientes instalada, dinamizando novas vendas nesta base e continuar a registar um crescimento na ordem dos 20% em novos clientes, em ambas as áreas de negócio da empresa”, refere João Fonte, que pretende continuar a “desenvolver e consolidar Parcerias existentes”.

“O lema We Care IT transmite o nosso compromisso em proporcionar um serviço IT de excelência, seja ele executado por nós ou pelos clientes, com recurso às soluções promovidas e implementadas pela Factis”, conclui. 

Recomendado pelos leitores

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”
BIZ

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”

LER MAIS

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer
BIZ

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer

LER MAIS

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers
BIZ

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.