Marta Quaresma Ferreira em 2023-5-17
A empresa ajusta o seu trabalho às especificidades de cada organização, apresentando duas áreas de negócio: prestação de serviços profissionais integrados e IT managed services para PME e soluções de gestão e automação do serviço IT
João Fonte, CEO da Factis
Com o objetivo de apoiar pessoas e organizações a tirar partido dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, a Factis iniciou a sua atividade em 1996 após um spinoff da atividade de prestação de serviços IT desenvolvida noutra empresa, em 1991. Na visão de João Fonte, CEO e sócio fundador da empresa, o fator diferenciador “é o seu capital humano, aliado à utilização de ferramentas de automação de serviço e às melhores práticas”, com serviços prestados caracterizados por silent running. O início da atividade fez-se numa perspetiva de mono cliente, tendo começado por prestar serviços à Mobil e, posteriormente, à BP. À data, a organização dispõe de 12 trabalhadores e mais de 300 clientes em carteira, cem dos quais clientes regulares. Posicionamento e ofertaAtualmente, a Factis está organizada em duas áreas de negócio, dedicadas a mercados distintos:
Negócio, Parceiros e clientesO volume de negócios tem-se apresentado “bastante estável”: em 2004 a empresa atingiu um milhão de euros em faturação, tendo já ultrapassado esse valor em 2022. Para o CEO da organização, o desafio atual passa por “acompanhar e participar na evolução da tecnologia para depois transferirmos e colocarmos a tecnologia e o que melhor se faz no mundo ao dispor dos nossos clientes. Pretendemos adequar o nosso foco principal de atividade, a gestão, operação e automação de serviço IT à evolução tecnológica e ao que melhor se faz no mundo a cada momento”. Sobre as soluções mais procuradas, estas diferem: nas maiores organizações destacam-se as soluções de gestão de serviço e ticketing, com suporte para enterprise service management, que podem ser usadas nos mais diversos departamentos. A 4me é a que apresenta maior procura ao nível do IT&Enterprise Service Management. As soluções de Remote Management and Monitoring (RMM) registaram também um acentuado crescimento, com destaque para as soluções da TeamViewer e da Action1. Para além destes três Parceiros, a Factis conta ainda com a BMC Software, a Mailstore, a Nakivo e a Sereverscheck e Parcerias com a Microsoft, a Fortinet, a HP, a Lenovo, a Broadcom/Symantec e a Zabbix. Expansão e futuroApesar do foco principal do negócio estar em Portugal, a empresa acompanha clientes nas suas operações internacionais. “Pretendemos fundamentalmente manter a base de clientes instalada, dinamizando novas vendas nesta base e continuar a registar um crescimento na ordem dos 20% em novos clientes, em ambas as áreas de negócio da empresa”, refere João Fonte, que pretende continuar a “desenvolver e consolidar Parcerias existentes”. “O lema We Care IT transmite o nosso compromisso em proporcionar um serviço IT de excelência, seja ele executado por nós ou pelos clientes, com recurso às soluções promovidas e implementadas pela Factis”, conclui. |