2015-3-05

BIZ

Relatório Indra

Experiência digital do consumidor é vital para o retalho

O redesenho das técnicas de marketing para gerir a experiência do nativo digital – o consumidor do futuro – e transformar este consumidor num “evangelista” da marca, assim como criar um modelo eficiente de Revenue Growth Management enquanto ferramenta de gestão do portfolio de produtos, canais e clientes, são alguns dos principais temas que vão ter impacto nas políticas de vendas e estratégias da FMCG (Fast Moving Consumer Goods) e empresas de retalho

Experiência digital do consumidor é vital para o retalho

Os beacons, Big Data ou a extração de informação a partir de redes sociais com vista a obter potenciais consumidores no universo digital.

Estas conclusões estão refletidas no estudo “Desafios estratégicos da FMCG e Retalho” realizado pela Business Consulting, divisão de consultoria da Indra, junto de 1500 consumidores e fruto de mais de 600 questionários realizados a empresas e de entrevistas a 40 cargos de direção. Segundo o relatório, o consumidor do futuro, o nativo digital, que hoje representa 38% da população, deverá aumentar para 56% em 20 anos e 75% em 40.

Neste contexto, os autores do relatório consideram necessário reforçar e reajustar as estratégias de marketing no âmbito digital, para obter engagement com as marcas e compreender o customer journey, para que as empresas se adaptem rapidamente às suas necessidades e construam um modelo colaborativo que permita uma escuta bidirecional.

Os autores consideram crucial redirecionar o foco para a inovação em processos, cultura laboral ou experiência do cliente. Este pode mesmo ser o fator que mais influencia a decisão de compra. O estudo revela que a inovação tecnológica como meio para conhecer melhor o consumidor, responder às suas necessidades e inclusivamente antecipa-las, é algo que já acontece, mas que algumas empresas têm falhado em adotar. Os beacons, Big Data ou a extração de informação a partir de redes sociais com vista a obter potenciais consumidores, são alguns dos exemplos que a Indra diz terem “ainda muito caminho pela frente”.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África
BIZ

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.