2018-7-24
O “Retrato Digital das PME Portuguesas 2018”, da PSE – Produtos e Serviços de Estatística aponta a incapacidade de as Pequenas e Médias Empresas portuguesas em conseguir acompanhar o ritmo da digitalização. De acordo com o relatório, uma em cada quatro PMEs nacionais não tem ainda uma estratégia digital delineada
“As PME estão portuguesas ‘on’”? Foi sob este mote que a PSE decidiu realizar uma radiografia ao tecido empresarial português, retratando a percepção que os próprios gestores e técnicos têm do desenvolvimento digital das suas organizações. As conclusões não foram as mais animadoras: as PME portuguesas estão a perder muitas das vantagens que a economia digital tem para oferecer. Numa sociedade definida pela revolução na comunicação, que alterou o modo de vida das pessoas, e consequentemente, a forma de trabalhar das empresas, uma em cada quatro (26%) PMEs nacionais não apresenta uma estratégia digital. Realizado entre os meses de março e abril de 2018 junto de diretores, quadros superiores e técnicos de 1.508 PME de seis grandes setores de actividade, 44% das quais com menos de 10 trabalhadores, o relatório concluiu que 37% das PME são principiantes no uso do digital, ou seja, fazem alguma comunicação para divulgação de eventos ou produtos de forma não organizada ou sistemática; 16% não vão além do estado elementar (têm consciência do potencial digital e social, mas têm dificuldade na realização de campanhas, muito por falta de pessoal especializado); 10% encontram-se no estado intermédio (usam um leque mais alargado de canais) e apenas 6% se situam no estado avançado, com menos ainda, 5%, numa fase proficiente, ou seja, com tecnologias sociais e digitais integradas nos processos de negócio. Inquiridas sobre os canais digitais mais usados, a esmagadora maioria (91%) elegeu o e-mail, usado diariamente ou semanalmente para atividades de marketing. Uma também maioria (62%) nunca usou o Instagram, 73% não utilizam o Twitter e 55% nunca usaram o YouTube. |