Rui Damião em 2023-7-04

BIZ

“Estamos no caminho para criar um Canal mais forte, com complementaridade e heterogeneidade”

Em entrevista, Bruno Agostinho, Head of Partner Channel Small & Mid-Market na Cegid em Portugal, faz um balanço do Canal da Cegid e de como os Parceiros se têm adaptado às várias alterações dos últimos dois anos

“Estamos no caminho para criar um Canal mais forte, com complementaridade e heterogeneidade”

Bruno Agostinho, Head of Partner Channel Small & Mid-Market na Cegid em Portugal

A Cegid/Primavera passou por dois anos de várias alterações. Como está, neste momento, o Programa de Canal da Cegid?

Desde janeiro de 2023 que o nosso Programa de Canal está totalmente uniformizado no mercado ibérico e africano, o que representa uma enorme oportunidade para todos os nossos Parceiros de negócio, na medida em que podem comercializar qualquer uma das soluções de gestão do nosso portfólio, usufruindo das mesmas regras e condições comerciais. Com este Programa de Canal único para toda a nossa região, pretendemos criar oportunidades de colaboração e sinergias entre os Parceiros dos diferentes mercados e apoiá-los no seu crescimento internacional.

Como é que os Parceiros se estão a adaptar a este novo contexto?

Temos uma relação muito próxima com todos os nossos Parceiros, todo o processo de mudança de marca foi feito de mãos dadas com eles. Aliás, em novembro do ano passado, organizamos um evento onde reunimos os nossos 700 Parceiros ibéricos, com o intuito de lhes apresentar a nova marca e as novas oportunidades de crescimento e inovação que surgiram com esta mudança.

Felizmente, o nosso Canal é muito heterogéneo. Contamos com distintos perfis de Parceiros, que se posicionam em diferentes segmentos, e isto permite-nos potenciar ainda mais o nosso alcance no mercado. O feedback que recebemos da esmagadora maioria dos nossos Parceiros é que este novo contexto é bastante favorável do ponto de vista das novas oportunidades de negócio que lhes proporciona. E esse é exatamente um dos nossos lemas na Cegid: juntos, abrimos um mundo de possibilidades.

Uma das novidades da Cegid, com a integração de várias empresas em Portugal e Espanha, é um Programa de Parceiros único para a península Ibérica. Quais são os benefícios e oportunidades deste Programa, principalmente para os Parceiros portugueses?

Existem vários benefícios associados ao facto de contarmos com Programa de Canal único para toda região. Desde logo, a equidade entre os nossos Parceiros, dado que todos se regem pelas mesmas regras, independente do mercado em que atuam. Por outro lado, o nosso Canal dispõe agora de um portfólio de soluções de gestão alargado e mais completo, que lhes permite chegar a todos os setores de atividade e qualquer dimensão de empresas.

Anteriormente, alguns Parceiros do nosso ecossistema já comercializam as soluções Cegid Primavera nos vários países, nomeadamente em Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde. No entanto, todos os nossos Parceiros têm agora de forma facilitada a oportunidade de expandir o seu negócio para estes mercados, graças à vasta gama de soluções que disponibilizamos nesses países, como por exemplo o software ERP cloud Cegid Ekon, que lançámos recentemente em Portugal.

Acreditamos que estamos no caminho para criar um Canal mais forte, com complementaridade e heterogeneidade, que nos irá permitir ter um maior alcance em ambos os mercados, entrar em novos segmentos de clientes e, consequentemente, criar uma vantagem competitiva para a região como um todo.

Quais são as competências que os Parceiros devem ter para melhor endereçarem o mercado?

Na Cegid, valorizamos muito as competências do nosso Canal. Um Parceiro de negócio de sucesso requer uma combinação entre conhecimentos técnicos e perspicácia comercial, mas também de competências ao nível das soft skills. Nesse sentido, fomentamos o desenvolvimento das aptidões técnicas e comerciais dos nossos Parceiros através da nossa academia (Cegid Academy), que lhes proporciona não só formações técnicas sobre os nossos produtos, mas também cursos de formação para desenvolverem as suas soft skills.

Qual é o perfil médio dos Parceiros Cegid em Portugal?

Conforme referi anteriormente, o nosso Canal é muito heterógeno e temos parceiros de diversos perfis. No nosso portfólio atual, contamos com soluções de gestão para clientes de qualquer dimensão - desde microempresas até grandes organizações – e todos os setores de atividade. Os nossos parceiros de negócio também estão posicionados e estruturados de acordo com o segmento que endereçam.

Quais são as novidades da Cegid para Portugal e o que podemos esperar para o resto do ano?

Desde o início do ano que estamos focados na integração de todas as soluções no nosso portfólio, fruto das aquisições realizadas pela Cegid no último ano. Este processo de integração levou-nos a realizar um forte investimento no nosso Canal de Parceiros, com o objetivo de incrementar as suas competências técnicas, o que lhes permitirá criar novas oportunidades de negócio, através de um portfólio de soluções mais variado e completo.

Este ano, graças ao nosso portfólio de soluções de gestão empresarial mais alargado, conseguimos entrar em setores onde não tínhamos expressividade no passado, como é o caso do setor automóvel, e, por outro lado, permite-nos reforçar a nossa competitividade em áreas como a contabilidade, com o software Cegid Fiscal Automation.

De facto, temos recebido bastantes contactos de potenciais Parceiros, o que nos deixa muito satisfeitos. Pretendemos explorar essas oportunidades, apoiando e acompanhando de forma muito próxima os novos Parceiros que se juntarem ao ecossistema da Cegid.

Ainda este ano, mais precisamente no segundo semestre, iremos lançar uma nova versão dos produtos Cegid Primavera, o Cegid Evolution, que estará apenas disponível em modelo de subscrição e que será a grande aposta da Cegid para os próximos anos.

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