2023-10-04

BIZ

Esprinet prevê EBITDA entre 70 e 80 milhões de euros em 2023

A Esprinet estima um EBITDA ajustado entre 70 a 80 milhões de euros em 2023, tendo totalizado 1,905.8 milhões de euros em vendas no primeiro semestre

Esprinet prevê EBITDA entre 70 e 80 milhões de euros em 2023

A primeira metade de 2023 continua a ser marcado por uma conjuntura económica adversa, motivando o declínio da procura de atualizações tecnológicas e, consequentemente, influenciando as vendas de forma significativa. Ainda assim, o relatório financeiro semestral da Esprinet revela progressos nos segmentos de oferta de elevado valor acrescentado, correspondendo a 62% do EBITDA ajustado – o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Assim, o grupo prevê que, para 2023, o EBITDA Adjusted deverá situar-se num intervalo de 70 a 80 milhões de euros.

Durante o primeiro semestre do ano, as vendas resultantes de contratos com clientes da Esprinet totalizaram 1,905.8 milhões de euros, o que representa um decréscimo de -13% em comparação com os 2,178.6 milhões registados no mesmo período em 2022.

Para Alessandro Cattani, CEO da Esprinet, este período consubstancia-se como “uma importante confirmação da nossa estratégia de transição para um maior volume de soluções e serviços de valor acrescentado”, tendo prosseguido “o seu processo de racionalização das linhas com menores margens de lucro, em simultâneo com a redução de combinações de produtos/clientes que consideramos não poderem ser estruturalmente capazes de gerar o retorno adequado sobre o capital investido”

A Esprinet atingiu o maior número de vendas em Itália, com 1.177,8 milhões de euros, verificando-se uma queda de -9% em relação à primeira metade de 2022. De acordo com dados do Context, este mercado de distribuição caiu 3% devido ao desempenho negativo das vendas na área de consumo (-7% nos primeiros seis meses de 2023, dos quais -1% no primeiro trimestre e -4% no segundo trimestre). 

Segue-se Espanha, onde o grupo Esprinet registou vendas de 652,4 milhões de euros, representando -19% face ao período homólogo do ano passado, de acordo com o relatório financeiro semestral da empresa, num mercado que melhorou 6%. O último trimestre do mercado situou-se na ordem dos +2%, o que significa um abrandamento do desempenho positivo (+8%) verificado nos primeiros três meses de 2023. 

Por sua vez, as vendas de Portugal cresceram em 14%, totalizando 55,8 milhões de euros neste semestre. Segundo a Esprinet, o país consolidou a sua quota num mercado onde se constatou uma queda de -5%, com -2% no primeiro trimestre e -6% no segundo.

O relatório financeiro da Esprinet demonstrou ainda que as vendas de outros países da União Europeia (UE) foram de 10.4 milhões de euros, menos 32% em relação à primeira metade do ano. As vendas de outros países não pertencentes à UE cresceram 1%, com 9.4 milhões de euros.

“Estamos satisfeitos com a forma como as Soluções e os Serviços passaram a representar mais de 60% do EBITDA Adj. e como a margem de produto continuou a crescer: dois aspetos que confirmam a correta execução desta estratégia”, afirma Cattani. “As ações para reconduzir o fundo de maneio a níveis habituais continuaram com a redução relevante da NFP. Infelizmente, estamos a enfrentar um mercado em contração e a perda de volumes associada não foi totalmente compensada pelo aumento das margens de produto e pelas atividades de redução de custos, também sujeitas a pressões inflacionárias”

O CEO da Esprinet revela ainda as suas projeções referentes aos próximos anos da empresa: “tendo em conta que o consenso do mercado prevê uma recuperação significativa da procura em 2024, bem como a confiança no processo de reposicionamento comercial em curso, estamos confiantes de que, a médio prazo, poderemos retomar o processo de crescimento que já permitiu ao Grupo quase duplicar a sua rentabilidade operacional nos últimos cinco anos”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Esprinet finaliza aquisição da Lidera Network
BIZ

Esprinet finaliza aquisição da Lidera Network

LER MAIS

Esprinet anuncia aquisição da Lidera
BIZ

Esprinet anuncia aquisição da Lidera

LER MAIS

Esprinet atinge vendas de 4,7 mil milhões de euros
BIZ

Esprinet atinge vendas de 4,7 mil milhões de euros

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha
BIZ

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha

LER MAIS

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria
BIZ

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria

LER MAIS

Atos negoceia venda de computação avançada por 500 milhões de euros
BIZ

Atos negoceia venda de computação avançada por 500 milhões de euros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.