2022-5-23
Em Portugal, o Grupo encerrou o primeiro trimestre com 23 milhões de euros e um crescimento de 11% da sua quota de mercado
A Esprinet encerrou o primeiro trimestre de 2022 com resultados “acima das expectativas”, afirma a empresa em comunicado. As vendas resultantes de contratos com clientes atingiram mais de 1,13 mil milhões, um decréscimo de 2%, face aos 1,16 mil milhões de euros registados no mesmo período do ano transato. “Encerrámos o primeiro trimestre de 2022 com uma rentabilidade acima das expetativas, apesar das graves inconsistências que se verificam no contexto económico e geopolítico, tanto em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, como face ao último trimestre de 2021. Esta é a demonstração da eficácia das decisões tomadas relativamente à estratégia adotada pelo Grupo”, afirma Alessandro Cattani, CEO da Esprinet. Em Portugal, a Esprinet registou vendas de 23 milhões de euros e um crescimento de 35%, consolidando a sua quota no mercado com um aumento de 11%. Em Itália, a empresa registou vendas de mais de 690 milhões, um decréscimo de 6%. Em Espanha, o Grupo registou vendas de mais de 415 milhões de euros, mais 3% em comparação com os primeiros três meses de 2021. O CEO da Esprinet explica que, “por um lado, observou-se um declínio no consumo dos agregados familiares e clientes privados, especialmente no mercado italiano. Por outro lado, a procura no setor público e empresarial, impulsionada por investimentos ligados a Planos de Recuperação e Resiliência locais, está a apresentar taxas de crescimento significativas. E, assim, fruto da tendência do mercado, que vai ao encontro da estratégia do Grupo que visa concentrar-se mais nas áreas de negócio com margem de lucro mais alta, o segmento Advanced Solutions registou um crescimento de 8% em vendas, atingindo os 223,3 milhões, e a sua incidência no total das vendas do Grupo subiu para 20%. O segmento da cloud teve um desempenho especialmente positivo neste domínio, pois as vendas registaram um aumento de 27% nos primeiros três meses de 2022”. O Conselho de Administração da Esprinet reuniu-se sob a presidência de Maurizio Rota, e aprovou o Relatório de Gestão Interino à data de 31 de março de 2022. “Neste quadro, e conforme delineado no Plano Estratégico 2022-2024, que prevê, no âmbito do crescimento orgânico do modelo transacional, uma aposta nas áreas com maior margem de lucro, como os acessórios para consumo de marca própria, o Grupo apresentou recentemente uma carta de intenções não vinculativa com o objetivo de lançar uma oferta pública de aquisição voluntária relativa a todas as ações ordinárias da Cellularline, visando a sua aquisição”, continua o CEO da Esprinet. Mais, “com base nos resultados obtidos no primeiro trimestre de 2022, olhamos para o corrente ano com otimismo, não esquecendo o contexto de persistente incerteza económica. A partir destas premissas, a nossa orientação para 2022 prevê o crescimento das vendas e um EBITDA Ajustado superior a 93 milhões de euros e um aumento de 8% em comparação com os resultados de 2021, valores que excluem qualquer contributo da Cellularline, caso a transação seja efetivada".
|