2022-3-16
O Grupo terminou o ano com as vendas de contratos a alcançarem 4,6 mil milhões de euros, mais 4% do que em 2020, e um lucro líquido de 44,1 milhões de euros, um crescimento de 39%
A Esprinet apresentou os resultados financeiros do passado ano, que atingiram valores recordes. Neste âmbito, o Conselho de Administração da Esprinet, que se reuniu sob a presidência de Maurizio Rota, aprovou as Demonstrações financeiras consolidadas e o Esboço de demonstrações financeiras separadas consolidadas até 31 de dezembro de 2021. As vendas de contratos com clientes chegaram a 4,6 mil milhões de euros, mais 4% do que em 2020. Para o resultado contribuíram, tanto o crescimento orgânico (mais 1%), como os 153,6 milhões de euros decorrentes da atividade do Grupo GTI, adquirido em Espanha no quarto trimestre de 2020, e da Dacom S.p.A e idMAINT S.r.l em Itália, adquiridas no início do primeiro trimestre de 2021. Alessandro Cattani, CEO da Esprinet, afirma que a empresa fechou “um ano excecional, em que superámos os nossos objetivos, estabelecendo um recorde histórico, não apenas em termos de vendas, mas também, e principalmente, de lucro líquido. É com grande satisfação que anunciamos – em consonância com a estratégia de crescimento focada em linhas de negócio de alta margem de lucro – que o Grupo registou vendas no segmento de Soluções Avançadas que ultrapassaram os 870 milhões de euros, registando um aumento de 46% face ao ano anterior”. Além disso, o CEO da Esprinet acrescenta que “o crescimento registado no segmento cloud foi ainda mais notável, tendo-se situado nos 183% e atingindo quase 141 milhões de euros em vendas. Também registámos um crescimento de 12% no segmento de Clientes Empresariais, onde a Esprinet consolidou a sua quota de mercado, graças à aposta constante nos índices de satisfação dos clientes”. Em Portugal, o Grupo obteve um resultado de 107,5 milhões de euros, mais 59% face a 2020, e consolidou a sua quota num mercado que subiu 10%, atingindo vendas superiores a 1,6 mil milhões de euros. Já em Itália, registou vendas de 2,8 mil milhões de euros, mais 5% em relação a 2020 e em linha com o mercado que, segundo dados da Context, aumentou 5%, atingindo uma faturação de 9,5 mil milhões de euros. Em Espanha, o Grupo registou vendas de 1,6 mil milhões de euros, mais 1% face a 2020, contudo, abaixo do desempenho do mercado que cresceu 5% (6,6 mil milhões de euros). Finalmente, Alessandro Cattani explica que “o Ciclo de Conversão de Caixa (CCC) situou-se nos 13 dias, em linha com o nosso objetivo de mantê-lo abaixo dos 18, garantindo, assim, uma ótima flexibilidade financeira de forma a suportar a nossa política de dividendos e a esperada procura de novas e atrativas oportunidades de crescimento externo, também noutras áreas da Europa Ocidental, para além dos países em que o Grupo já opera”. |