Marta Quaresma Ferreira em 2024-7-22
O trabalho da organização desenrola-se, na sua grande maioria, em Portugal, com Parceiros espalhados pelo país que contribuem para o negócio
A ErgosTek nasceu em 2007 pela mão de Luís Girardi. Numa primeira fase, o CEO, que esteve sempre ligado a uma área mais técnica, começou por tratar da divulgação, visitar alguns clientes e angariar novos contactos. Encontrados os primeiros clientes, o negócio foi evoluindo com a ajuda de diversas Parcerias, o que levou também à adaptação do negócio em determinadas áreas. Apesar do primeiro projeto ter sido na área da digitalização, a génese da empresa assenta sobretudo na assistência técnica, com o surgimento de outras áreas. “Houve uma área que trabalhámos muito e que ainda não estava divulgada que era o renting”, começou por explicar Luís Girardi, reforçando que esta é, ainda hoje, uma das áreas trabalhadas através de Parcerias. A empresa cresceu e, à data de hoje, conta com 15 trabalhadores. Entre estes encontra-se André Silva, um dos técnicos que abraçou um dos primeiros projetos da empresa; e João Mateus, um dos atuais sócios da ErgosTek, em conjunto com Luís. Foco do negócioA organização divide o negócio em quatro áreas: suporte técnico corporate, considerado o core da organização, renting informático, como complemento para venda, software de gestão e desenvolvimento de aplicações internamente para dar resposta aos vários pedidos dos clientes para aplicações e plataformas personalizadas. No decorrer do ano passado, a empresa assumiu também uma decisão estratégica com a venda do departamento PHC para um Parceiro. O CEO e fundador acredita que o que distingue a empresa da concorrência é a “proximidade do cliente”: “o cliente tem de olhar para nós não como uma empresa de informática, mas como um Parceiro na área da tecnologia que precisa de uma coisa, precisa de outra, e nós ou vamo-nos especializando ou temos Parcerias para trabalhar nas diferentes áreas”. Com um crescimento sustentado desde a pandemia de COVID-19, e com uma faturação de 1,85 milhões de euros em 2023, o trabalho e negócio desenvolve-se sobretudo a nível nacional, com foco na Grande Lisboa, mas também com Parcerias mais pontuais com empresas em Angola e Cabo Verde. Parceiros que acrescentam valor e a resposta às necessidades dos clientesOs Parceiros são uma peça fundamental no negócio da ErgosTek. Caracterizada pela sua proximidade, a empresa tem vários Parceiros espalhados pelo país que permitem gerir a questão geográfica do negócio. “Procuramos os Parceiros que se identificam com a nossa maneira de estar e isso, hoje, é mais difícil, mas ainda vão aparecendo”, refere Luís Girardi. O trabalho nas mais diversas áreas leva a que a ErgosTek não tenha um “cliente tipo”. 2023 foi o ano da “grande aposta na parte do suporte técnico corporate”, com “a entrada de alguns grandes clientes”, revela Luís Girardi. Entre os clientes encontra-se a C. Santos, a 360 Imprimir, a 360 Hyper (suporte informático), a COFAC (fornecimento de hardware), a Samsic, a Garcias (instalação de sistemas de videovigilância), a Casa Campeão (suporte informático), o Aldi Portugal (criação de aplicação para operação), entre outros. “Pelas Parcerias que nós temos, pelos fabricantes, com os distribuidores, e com a indicação de outros clientes, os projetos vão surgindo e é com isso que trabalhamos. É o fruto da nossa forma de estar que nos ajuda a desenvolver o negócio”, reitera o CEO. No que diz respeito aos fabricantes, a ErgosTek trabalha essencialmente com a Dell Technologies, a HP e a Lenovo. Na área da impressão, a Brother é um dos principais fabricantes para a organização; em redes, a empresa trabalha de perto com a UniFi. Caminho a seguirPara os próximos meses o objetivo da empresa passa por reforçar as Parcerias com os fabricantes e distribuidores de forma a “garantir não só as condições, mas também essa proximidade” em caso de necessidade. “Vamos manter a nossa aposta e reforçar a área do suporte técnico”, garante Luís Girardi, que conclui: “Mais do que a faturação, é consolidar os clientes que temos”. |