2014-11-14

BIZ

Encontrar trabalho é 19,7% mais rápido no mercado das TI

Esta é uma das principais conclusões do evento “The HR of IT", realizado pela Cionet, onde também se debateram os desafios e obstáculos associados aos recursos humanos nas empresas portuguesas

Encontrar trabalho é 19,7% mais rápido no mercado das TI

Rui Serapicos, Managing Partner da Cionet, disse que “este poderá ser o primeiro de uma série de debates sobre o emprego digital, requalificação e empregos do futuro.

A Cionet organizou no passado mês de Outubro o evento "The HR of IT", com o objetivo de compreender os desafios da gestão e das equipas de TI. O evento decorreu na Nova School of Business and Economics, em Lisboa, e teve como uma das principais conclusões o facto de os profissionais de TI reentrarem no mercado de trabalho, em média, a um ritmo 19,7% superior, estimando-se que sejam necessários menos 2,4 meses menos para encontrarem trabalho que os profissionais de outras áreas.

No evento estiveram presentes executivos de empresas como Jeronimo Martins, Fidelidade, Novo Banco, AdvanceCare, AR Telecom, Suma, TNT, Lusa, HP, NOS, Auchan, Outsystems, SAPEC, entre outras, que lançaram várias questões ao grupo de oradores presentes: Anabela Ventura, Managing Partner da LHH/DBM Portugal, David Correia, Enterprise Relationship Manager do LinkedIn e Isabel Reis, Diretora Executiva da EMC Portugal.

Anabela Ventura mencionou que o "exponencial crescimento do sector de TI, tem uma relação estreita com o empreendedorismo nesta indústria". A gestora considera ainda que o emprego feminino nas TIs tem muito por onde crescer, sendo que do universo de candidatos trabalhados apenas 16% dos colaboradores em tecnologias de informação são mulheres.

David Correia, sublinhou, através de estudo efetuado para Portugal, os pontos considerados mais importantes para os colaboradores na área de TI, e revela um perfil diferente do que se fazia notar há alguns anos. O top três de características de interesse numa função segue a seguinte ordem: trabalho desafiante (62%), o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal (55%), a remuneração/benefícios salariais (51%).

Isabel Reis, por seu turno, mencionou o desafio das empresas com a relação entre colaboradores da geração digital e colaboradores da geração X, sendo que os primeiros utilizam mais os meios tecnológicos enquanto os segundos preferem o “cara-a-cara”. Cabe aos Recursos Humanos criar iniciativas e ambientes em que ambas as realidades coexistam, tendo a executiva aconselhado a uma gestão “adequada a cada pessoa” tornando assim a comunicação fluida e transversal.

Relativamente ao evento, Rui Serapicos, Managing Partner da Cionet, disse que “este poderá ser o primeiro de uma série de debates sobre o emprego digital, requalificação e empregos do futuro.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética
BIZ

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.