2016-7-05
Um estudo da IDC, desenvolvido em colaboração com a Fujitsu, revela que 87% das organizações portuguesas já estão comprometidas com a transformação digital
O estudo "Digital Transformation e os Desafios no Datacenter", realizado pela IDC Portugal, com o apoio da Fujitsu Portugal, demonstra que as empresas portuguesas já adotaram ou estão a planear a sua transformação digital, com o objetivo de dar resposta aos seus desafios. Entre os principais benefícios que as organizações nacionais encontram na transformação digital do negócio encontram-se a eficiência operacional, um relacionamento mais profundo com os seus clientes e a criação de novas fontes de receita. "A exigência que a transformação digital traz ao negócio vai impulsionar ainda mais a procura de ferramentas de monitorização, automação e analítica nos centros de dados. A Fujitsu dispõe de soluções que permitem abraçar o crescimento do 'universo digital' compreendendo que a multiplicação de equipamentos e utilizadores vai exigir a integração ágil mas também segura de sistemas legacy com serviços públicos de cloud computing, a incorporação de dados provenientes das redes sociais e da internet das coisas, para que a gestão da infra-estrutura facilite a analítica integrada do negócio e permita melhorar realmente a experiência dos clientes", refere Susana Soares, diretora da marketing da Fujitsu. Paralelamente, o estudo revela uma crescente dependência da infraestrutura tecnológica, com 72% das empresas a referirem que acreditam que a procura de recursos de TI vai aumentar. Em simultâneo, as organizações nacionais procuram melhorar a gestão dos centros de dados e acelerar a capacidade de resposta às necessidades do negócio. Por outro lado, a crescente dependência das tecnologias de informação obriga a que a maioria dos responsáveis de centros de dados das organizações nacionais (50%) definam a continuidade de negócio como o principal desafio. Assegurar a renovação tecnológica, nomeadamente através da adoção de serviços de cloud computing - mais de 46% dos inquiridos referem esta opção -, aumentar a produtividade das equipas de TI e assegurar a conformidade regulamentar constituem desafios adicionais que se colocam a estes responsáveis. Os dados recolhidos pela IDC Portugal evidenciam ainda que para além do crescimento significativo da procura de recursos do data center, a maioria das organizações antecipam um crescimento significativo das cargas relacionadas com Big Data e analítica de negócio. Em relação ao crescimento da procura de recursos de TI pelos utilizadores, a maioria dos responsáveis dos centros de dados tem planos para aumentar (37%) ou aumentar significativamente (13%) a despesa relacionada com esta infraestrutura nos próximos 5 anos. Automatizar as operações, assegurar a continuidade do negócio e adoptar serviços cloud computing são algumas iniciativas em curso nos centros de dados das organizações nacionais. O estudo demonstra ainda que cerca de 70% dos orçamentos de infra-estruturas encontram-se alocados à manutenção - procurando essencialmente superar problemas de latência (referidos por 52% dos inquiridos) e inactividade relativa a falhas de sistema (40%). |