Estes dados, que constam do último Estudo Sage Business Index e colocam Portugal na liderança dos países europeus, seguido de Espanha, com 58% de respostas positivas.
O estudo, da responsabilidade do Grupo Sage, analisou a resposta de 13710 responsáveis de PMEs (1018 em Portugal) em 18 mercados. Considerando a média ponderada neste indicador, 47% dos inquiridos consideram que o impacto dos dispositivos móveis no equilíbrio entre as suas vidas profissional e pessoal é positiva. A liderança cabe à Malásia com 78% de respostas favoráveis e na cauda da tabela surge a Áustria, com 19%.
“A tecnologia móvel atingiu a maturidade. Não é uma tendência emergente, é uma realidade palpável. Os empresários que aderiram a esta mudança estão a colher os benefícios, no trabalho e em casa e como resultado têm clientes mais felizes e negócios mais sólidos”, refere Sara Machado, Marketing Manager da Sage Portugal.
Nos restantes indicadores, Portugal surge muito próximo da média das respostas obtidas ou mesmo acima dela. Assim, 37% dos empresários portugueses referiram utilizar cada vez mais o recurso ao e-mail para comunicar com os seus clientes, quando a média ponderada é de 47%. Refira-se, por outro lado, que o contacto pessoal com o cliente é o mais elevado entre os portugueses, com 25% dos empresários a referirem que preferem esta forma de se relacionarem com os seus clientes. A média dos 18 mercados é de 15%.
Um outro indicador analisado foi o grau de confiança dos empresários na segurança dos dados e informações ao utilizarem comunicações móveis. Portugal confia maioritariamente na proteção dos dados, na sua privacidade e na ciber segurança, com 64% de respostas positivas, mas abaixo da média dos inquiridos, que chegam a 74%.
Quanto à utilização dos dispositivos móveis, quando se encontram deslocados dos locais de trabalho, os empresários portugueses estão perfeitamente em linha com a média das respostas alcançadas no inquérito: 58% considera essa possibilidade uma vantagem para o desenvolvimento do negócio. Os portugueses consideram que dessa forma conseguem continuar o contacto com clientes e fornecedores de uma forma mais fácil.
Cerca de um quarto das horas diárias de trabalho são gastas utilizando os dispositivos móveis à disposição dos empresários, e isto é válido tanto para os empresários portugueses (23% de respostas) como para a média ponderada de todos os mercados inquiridos (24%).
Analisando os contactos entre os clientes e fornecedores e o empresário, a maioria, tanto em Portugal como no agregado do inquérito, consideram que tanto clientes como fornecedores os podem contactar 24 horas por dia, sete dias na semana, o que é considerado uma boa oportunidade para os negócios. Neste domínio, as respostas obtidas junto dos empresários portugueses inquiridos está muito próxima da média ponderada dos 18 mercados: 46% dos portugueses acreditam que os seus clientes os poderão contactar nesse período, contra 47% no global das respostas. Já 64% dos empresários portugueses consideram que tal acontece graças ao recurso aos dispositivos móveis, valor acima da média ponderada, que se fica pelos 59%. |