2017-4-03

BIZ

Empark automatiza operações com apoio da Zarph

Com o objetivo de centralizar os processos relativos aos seus parques de estacionamento, a Empark confiou à Zarph a missão de renovar a sua infraestrutura

Empark automatiza operações com apoio da Zarph

O processo de centralização dos parques de estacionamento por parte da Empark teve como principal objetivo automatizar ao máximo a sua operação. Simultaneamente, a organização pretendia ainda melhorar a interação com o cliente, tornando-a o mais autónoma possível.

Neste sentido, adicionar um método de pagamento alternativo ao numerário revelou-se urgente e indispensável. Foi no seguimento da renovação do contrato de gestão dos parques de estacionamento dos três aeroportos portugueses (propriedade da ANA SA), que surgiu esta necessidade. O projeto tinha como requisito otimizar inúmeras operações que até então exigiam o apoio de operador.

“Era necessário garantir que a informação das transações fosse mapeada e que os movimentos registados no banco fossem automaticamente reconciliados e identicados um a um, com a contabilização dos valores de comissões e de crédito. A Zarph foi a única empresa capaz de responder a ambas necessidades: módulos compatíveis com diferentes sistemas e uma plataforma ajustada às exatas necessidades da organização para um controlo e monitorização permanente das transações eletrónicas”, refere Vitor Mendes, diretor Infraestruturas Portugal da Empark.

A solução implementada foi um módulo de pagamento automático para cartões, integrada com a Zarph Global Support (ZGS), a plataforma web da Zarph que integra e centraliza toda a informação sobre a operação.

A solução implementada pela Zarph está certificada para compra com autorização pela SIBS e permite o pagamento a débito e crédito. A Zarph Global Support permite a todos os intervenientes a gestão de informação em tempo real, com o objetivo de garantir a eficiência no processo e maximização da rentabilidade dos equipamentos. Permite saber os montantes exatos creditados em conta, por equipamento e/ou local; analisar pagamentos, aceder a toda a informação de gestão, etc.

A Empark já implementou 34 módulos de pagamento automáticos, em 22 parques de estacionamentos. Atualmente, com o apoio da ZGS, consegue centralizar a informação de todos os equipamentos e já conta com cerca de 40 utilizadores na plataforma web. A montagem dos módulos de pagamento automático foi realizada pela Empark, com formação e apoio da Zarph.

A Zarph foi ainda respondável pela integração dos módulos de pagamento automático com as várias caixas de pagamento existentes nos parques. Garantiu ainda a centralização da informação dos vários módulos de pagamento automático na plataforma web, tais como pagamentos, fechos contabilísticos e comissões e integrou na plataforma web a informação de módulos de pagamento automático de outros fornecedores já existentes. Além deste apoio, a Zarph ficou encarregue de prestar suporte de segunda linha na assistência técnica.

A ZGS permitiu à Empark não só proporcionar autonomia e disponibilidade total de pagamento ao seus clientes, monitorizar e controlar os montantes exatos creditados em conta, ou seja, o valor de pagamento de clientes deduzindo as comissões bancárias aplicadas para cada tipo de contrato de suporte dos cartões utilizados como meios de pagamentos.

Adicionalmente, a Empark tem agora acesso à informação pormenorizada sobre os pagamentos por equipamento, pagamento por local, análise de pagamentos de acordo com critérios pré-definidos, volume de pagamentos, informação de gestão (fechos), estado de funcionamento da rede suportada, monitorização da rede e receção e avaliação de eventos. A solução teve um impacto positivo na faturação da empresa, uma vez que disponibilizou mais um método de pagamento, possibilitando melhorar a qualidade do serviço ao seu cliente.

“Tudo o que a Zarph prometeu fazer, cumpriu. Além disso, mantém um acompanhamento direto e muito próximo do processo, fazendo com que nos sintamos ‘acompanhados’ pelo fornecedor que já é mais do isso, já ganhou o estatuto de ‘parceiro’”, comena Vitor Mendes.

No futuro, a Empark irá estender o pagamento eletrónico a todas as máquinas automáticas dos diferentes parques e, ao avançar para as novas soluções de parques com acesso por matrícula, “a Empark conta com a Zarph como parceira no desenvolvimento e implementação das soluções de pagamento eletrónico e respetiva integração”, adianta o responsável.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.