2014-8-04
Na mesma semana em que foi conhecida a intenção do governo português em taxar telemóveis e tablets, o Reino Unido alterou a legislação dos direitos de autor e legalizou as cópias digitais para smartphones, com limitações à partilha mas sem hipótese de taxas.
O Reino Unido pretende zelar pelos direitos de autor nos dispositivos digitais com uma limitação à partilha de ficheiro e afasta a hipótese de recorrer a uma taxa, como deverá acontecer em Portugal.
Até há pouco mais de uma semana, copiar o conteúdo de um CD para um formato MP3 era um acto ilegal. Isto se vivesse no Reino Unido. A Câmara dos Lordes procedeu a uma alteração na legislação que regula os direitos de autor, permitindo que a partir de agora os britânicos possam copiar diversos ficheiros originais (música, fotografias, vídeos, livros) para outros dispositivos desde que – e esta é a excepção – a sua utilização seja privada. Apesar de permitir que os utilizadores mantenham cópias em clouds privadas, a nova lei não contempla que os utilizadores partilhem os ficheiros com terceiros. |