Marta Quaresma Ferreira em 2023-7-18

BIZ

Parceiro do Mês

Desenvolvimento de produtos e soluções em áreas analíticas são aposta forte da Mind Source

O negócio da empresa é realizado, sobretudo, a nível nacional, com a mais recente aposta nos produtos SaaS. A organização conta com Parcerias estratégias com o SAS e a Microsoft

Desenvolvimento de produtos e soluções em áreas analíticas são aposta forte da Mind Source

Rui Reis, Executive Director da Mind Source

A história da Mind Source começou em 2007 e tem-se escrito ao longo dos últimos 16 anos com vários capítulos e trabalho desenvolvido sobretudo nas áreas de Business Insights, Web & Mobile Apps e Project & Program Leadership.

Em 2014, a entrada para o Grupo Rumos permitiu “a criação de sinergias”, que funcionam “como um enabler para o desenvolvimento de competências através de formação especializada”, como explica Rui Reis, Executive Director da Mind Source.

Como resposta à situação pandémica, a Mind Source apresentou o programa “Mind Source Beside You”, que teve por base apoiar os colaboradores e as suas famílias. Em 2021 foi lançado o portal de emprego, com foco no processo de recrutamento e gestão de carreiras. Recentemente, a organização diversificou a oferta, com a aposta no desenvolvimento de produtos SaaS, além de constar na lista de Great Places to Work desde 2012.

O negócio e a estratégia

O compromisso, o espírito de equipa, a criação de valor, a responsabilidade social, a criatividade e a flexibilidade são alguns dos valores na génese da organização, que “tem como missão transformar as organizações suas clientes através de serviços de excelência na área das tecnologias de informação”.

O negócio é desenvolvido, sobretudo, a nível nacional, nas áreas da Grande Lisboa e do Porto, onde se concentra a maioria dos colaboradores – duas centenas –, que integram equipas multidisciplinares. A aposta passa por continuar a crescer na região norte. “A aposta no negócio de nearshore com a diversificação de oferta e integração de novos profissionais que queiram pertencer à equipa e desenvolver em Portugal projetos de clientes de todo o mundo é também uma área estratégica”, acrescenta Rui Reis.

Entre as principais áreas trabalhadas encontra-se o setor de business insights, responsável por transformar dados em informações significativas, através de três categorias – data analytics, business intelligence e data science; a web & mobile apps, que tem como missão melhorar o desempenho operacional e a experiência dos clientes, com uma gestão centralizada e inteligente da informação e dos ativos; e o project & program leadership, uma oferta que se divide em project management e business analysis, que apoia organizações nas novas tendências de mercado, nas atividades, processos e modelos empresariais e organizacionais de forma a garantir uma mudança controlada.

A organização conta com duas Parcerias estratégicas com o SAS e a Microsoft. Rui Reis reitera que a tecnologia usada nos projetos é a que melhor serve as necessidades dos clientes, garantindo, por isso, que “os nossos profissionais estejam constantemente atualizados com as tecnologias emergentes do mercado, através de formação e certificação especializada à medida de cada perfil”.

O desenvolvimento de produtos e soluções em áreas analíticas e a conquista de novos clientes são atualmente uma grande aposta.

Ambiente de negócios

A empresa apresenta um crescimento sólido sucessivo desde 2015. Entre 2019 e 2021 o valor fixou-se acima dos dez milhões de euros.

O Executive Director considera que “o país também tem investido bastante em infraestrutura de tecnologia da informação e possui uma força de trabalho altamente qualificada nesta área, com muitos profissionais formados em áreas como engenharia de software, ciência da computação, matemática e física”.

Rui Reis aponta como principais desafios “o facto de os players internacionais apresentarem uma capacidade de investimento superior e, consequentemente, maior capacidade competitiva. Em oposição, as empresas nacionais apresentam um pricing mais atrativo que coloca Portugal como um centro de nearshore apetecível para empresas internacionais”. 

Recomendado pelos leitores

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”
BIZ

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”

LER MAIS

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer
BIZ

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer

LER MAIS

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers
BIZ

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.