2015-9-30

BIZ

Desafios da impressão 3D para o Canal

Os analistas da indústria são frequentemente questionados sobre o “ponto de viragem” de várias tecnologias. No caso da impressão 3D, o envolvimento ativo do Canal das TI, que move, globalmente, 135 mil milhões de dólares, pode ser um dos factores principais

Desafios da impressão 3D para o Canal

A Context, empresa que avalia o Canal de TI na Europa, indica que há desafios no 3D tanto para os fabricantes como para o Canal.
Para os principais distribuidores, muitos fabricantes são demasiado pequenos ou não estão adequadamente familiarizadas com o Canal das TI para serem relevantes de momento. Para os fabricantes das relativamente recentes impressoras 3D pessoais (geralmente abaixo dos 5 mil dólares), diz a Context, o sector tecnológico emerge como “uma enorme e estranha entidade, com termos e condições inflexíveis que parecem hostis a recém-chegados”.

Assim, mesmo as marcas que fabricam impressoras 3D maiores e mais dispendiosas parecem satisfeitos com a venda direta a resellers especializados com os quais, em muitos casos, têm vindo a lidar há décadas. Mas a atenção reunida pela impressão 3D nos últimos anos e o surgimento de impressoras 3D pessoais (as quais, para o Canal, são equivalentes a qualquer outro periférico de PC) poderá vir a pôr em causa a capacidade da venda direta elevar esta indústria ao próximo nível.

A Context destaca que a tecnologia tem vindo a evoluir cada vez mais e que a diferença entre impressoras 3D pessoais e profissionais vai-se desvanecendo, mas que a qualidade dos produtos não é o único fator do marketing mix: a indústria requer cada vez mais proximidade entre as empresas produtoras—tanto novas como estabelecidas—e o Canal de TI.

Neste campo, a Context entende a entrada no mercado da HP como benéfica, uma vez que a empresa conhece o Canal e o Canal conhece a HP. A sua chegada ao mercado, em 2016, vai realizar-se a partir da sua vertente de PC e continuará a legitimação desta tecnologia, tanto com o público como dentro da indústria. Esta entrada vai dar-se apenas a nível do sector profissional. No entanto, muitos assumem que não faltará muito até que se alargue a impressoras 3D para o mercado doméstico, considerando que tanto a HP como a restante indústria procuram desesperadamente novas áreas de crescimento.

A HP Multi Jet Fusion 3D é a primeira impressora do fabricante a entrar no mercado no próximo ano

Enquanto a entrada da HP no mercado poderá ser um ponto de viragem, já se verificam grandes desenvolvimentos no mercado emergente da impressão 3D, sendo um “excelente exemplo” a marca líder XYZ Printing. Parte do sucesso desta empresa, refere a Context, pode ser atribuído à sua familiaridade com o Canal IT, através de outras linhas de produção, o que facilita a colocação das suas impressoras no mercado de distribuição global. Por seu turno, as empresas Stratasys/MakerBot e 3D Systems têm vindo a integrar-se mais no Canal de TI (e vice-versa: o canal tem vindo a acolhê-las). Existem também marcas regionais na distribuição TI em todo o mundo, levando na sua totalidade a um crescimento anual do segmento de 249% entre os segundos trimestres de 2014 e de 2015, só na EMEA.

“Apesar dos canais para a venda de impressoras 3D profissionais e industriais estarem em muitos casos já estabelecidos, as novas impressoras 3D pessoais parecem mais adequadas à distribuição existente do restante TI”, refere Chris Connery, VP of Global Analysis da Context.  “Distribuidores e novos fabricantes de impressoras 3D podem não falar ainda a mesma linguagem, mas estão cada vez mais familiarizados uns com os outros e a entrada de gigantes da indústria como a HP virá a ajudar a indústria a avançar ainda mais rapidamente”

Assim, à medida que o Canal de TI procura novas soluções para crescer além de um dígito e que os fabricantes procuram maneiras de levar impressoras 3D às mãos dos SMBs e instituições de ensino, entre outros, nada leva a crer que não possam crescer em conjunto.

TAGS

3D HP Context

ARTIGOS RELACIONADOS

Primeiro medicamento impresso em 3D
HARD

Primeiro medicamento impresso em 3D

LER MAIS

Dez tendências empresariais para 2016
BIZ

Dez tendências empresariais para 2016

LER MAIS

HP deverá entrar no mercado da impressão 3D em 2016
HARD

HP deverá entrar no mercado da impressão 3D em 2016

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

IA e computação de alto desempenho levam a crescimento do mercado de semicondutores
BIZ

IA e computação de alto desempenho levam a crescimento do mercado de semicondutores

LER MAIS

Otimismo no setor de IT para 2025 além das dificuldades económicas
BIZ

Otimismo no setor de IT para 2025 além das dificuldades económicas

LER MAIS

Empresa portuguesa compra totalidade de empresa espanhola
BIZ

Empresa portuguesa compra totalidade de empresa espanhola

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.