Camila Vidal em 2019-8-01

BIZ

Análise

Dell Technologies: os resultados do país “que afinal não é assim tão pequeno”

Os números portugueses e o caminho para a transformação digital trilhado pela Dell Technologies foram os principais assuntos apresentados pela empresa no seu Fórum de 2019

Dell Technologies: os resultados do país “que afinal não é assim tão pequeno”

Isabel Reis (esquerda), diretora-geral de Enterprise da Dell Technologies Portugal & Spain, e Gonçalo Ferreira (direita), diretor-geral da Dell EMC Commercial Portugal

A organização contou 600 pessoas presentes no Centro de Congressos do Estoril para assistirem ao Dell Technologies Forum 2019. A essas seis centenas de participantes foram apresentados os resultados da Dell Technologies em 2018 e as tendências tecnológicas que a empresa identificou para o presente e o futuro do seu negócio.

Fusão com a EMC fez o negócio crescer

A junção da EMC à Dell Technologies, que resultou na Dell EMC, “tem sido um sucesso incrível”, diz Isabel Reis, diretora-geral de Enterprise da Dell Technologies Portugal & Spain. “Os resultados em Portugal cresceram dois dígitos, mais uma vez”. Isabel Reis reforça que os resultados da Dell Technologies em 2018 “ultrapassaram largamente” as suas expectativas - “não que as tivesse baixas, mas não tão altas”.

A diretora-geral de Enterprise assegura que Portugal foi o país que mais cresceu na EMEA, “em 40%”. Gonçalo Ferreira, diretor-geral de Commercial, sublinha a importância deste número e atesta que Portugal é “o país da Europa Ocidental que cresce mais rápido”. Em storage, a quota de mercado da Dell em Portugal já é de 53% em 2019.

O primeiro trimestre do ano também foi “muito positivo” para Portugal, e o investimento “nos países pequenos” está a compensar. “Não partir para o abandono” nos territórios de menores dimensões é uma das bandeiras da Dell, numa altura em que, dizem, outras empresas estão a fazê-lo – o que se tem tornado vantajoso para os investimentos da Dell nestes locais.

Isabel Reis deixa claro que “Portugal é muito bem visto” – um “pequeno país que afinal não é assim tão pequeno”.

As diferenças que fazem com que o mercado nacional se apresente como um ‘gigante’ face ao tamanho do seu território físico são, segundo a responsável, características como o facto de “termos muito bons profissionais, muita criatividade, muito conhecimento” e “os clientes serem muito bem informados”. Gonçalo Ferreira explica que para isto muito contribui o facto de se ter feito um “investimento local em especialistas” nas áreas de negócio da Dell Technologies e “o retorno desse investimento” ter sido, até agora, positivo. A capacitação dos seus recursos humanos, que leva à aproximação do negócio local da Dell EMC, corrobora a visão holística de Isabel Reis em como “o sucesso de qualquer coisa na vida tem a ver com as pessoas”. “Estarmos muito perto do cliente, trazermos valor acrescentado e não exclusivamente vender soluções” é importante e prioritário. Em Portugal, são cerca de cem pessoas a trabalhar na Dell Technologies.

Sensibilização e transformação tecnológica

O Legacy of Good, projeto de responsabilidade social da Dell Technologies, mereceu destaque no encontro. Através desse programa têm vindo a desenvolver-se ações de sensibilização junto de ONG portuguesas e a nível global nas áreas dos direitos humanos e sustentabilidade. A responsabilidade social soma-se ao trabalho de inovação que a empresa apresentou no encontro. O balanço dos trabalhos da Dell, Dell EMC, Pivotal, RSA, SecureWorks, Virtualstream e VMware - sob o ‘chapéu’ da Dell Technologies -, foi apresentado no contexto das soluções de armazenamento, multi- -cloud e estratégia de Canal, enquadrando-se também as tendências de Inteligência Artificial e Internet das Coisas, Computing Power e novas competências do mercado das IT. Gonçalo Ferreira lembrou, em entrevista ao IT Channel à margem do encontro, que “a Dell é a única empresa no planeta que tem a oferta de A a Z”, e que o crescimento se deveu também, em parte, ao “desinvestimento dos concorrentes” em áreas de negócio que lhes pareciam desinteressantes ou ultrapassadas.

Sublinhando o protagonismo que as soluções de cloud têm no ecossistema tecnológico global, o diretor- -geral de Commercial da Dell Technologies Portugal não deixa de referir que “só se fala na cloud, mas para ela existir é preciso hardware” e essa aposta na infraestrutura vai continuar a ser um elemento chave na estratégia da empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dell, VMware, HPE e Nutanix à frente na hiperconvergência
BIZ

Dell, VMware, HPE e Nutanix à frente na hiperconvergência

LER MAIS

Dell Technologies e VMware estudam "futuro do trabalho"
BIZ

Dell Technologies e VMware estudam "futuro do trabalho"

LER MAIS

Dell apresenta novas soluções para empresas e clientes
BIZ

Dell apresenta novas soluções para empresas e clientes

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Claranet Portugal adquirida pela Nos
BIZ

Claranet Portugal adquirida pela Nos

LER MAIS

Claranet Portugal vai atuar sob a mesma marca após aquisição pela Nos
BIZ

Claranet Portugal vai atuar sob a mesma marca após aquisição pela Nos

LER MAIS

Alerta ou oportunidade? DeepSeek está a desafiar a liderança dos EUA no campo da IA
BIZ

Alerta ou oportunidade? DeepSeek está a desafiar a liderança dos EUA no campo da IA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.