Marta Quaresma Ferreira em 2022-12-16

BIZ

Análise

Dell Technologies Forum: “queremos Parceiros que saibam identificar oportunidades e saibam endereçá-las corretamente”

O evento, que decorreu no passado dia 8 de novembro, contou com alguns insights sobre inovação, assim como com a presença de Parceiros. O IT Channel esteve à conversa com Isabel Reis, General Manager Dell Technologies Portugal, sobre o balanço do ano para a fabricante

Dell Technologies Forum: “queremos Parceiros que saibam identificar oportunidades e saibam endereçá-las corretamente”

Isabel Reis, General Manager Dell Technologies Portugal

Qual é o próximo passo da inovação? Uma estratégia de várias clouds? Um data center de última geração? Recorrer à inteligência artificial e ao edge? As respostas e soluções para estas questões foram debatidas no Dell Technologies Forum, que juntou clientes e Parceiros da Dell Technologies no passado dia 8 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril.

A abertura do dia esteve a cargo de Isabel Reis, General Manager Dell Technologies Portugal, acompanhada também por Gabriel Coimbra, vice-presidente e Country Manager da IDC Portugal, que contribuiu com alguns insights sobre as realidades verificadas pelo mundo fora ao nível da inovação nas organizações. Foi ainda apresentado um estudo realizado pela Dell Technologies para a EMEA – Europa, Médio Oriente e África – sobre o papel da tecnologia na capacidade de inovação das organizações, tendo em conta as pessoas no processo de transformação digital das organizações. A manhã ficou ainda marcada pelo keynote de Marc O’Regan, CTO da Dell Technologies EMEA, que identificou as áreas chave que serão uma oportunidade para a Dell Technologies nos próximos cinco anos.

E numa era de novas perspetivas e tecnologias, a cibersegurança não ficou esquecida: Rui Ferreira, Head of TECH IT Timwe, Tiago Soares, Diretor de Technology and Security da Brisa, e Frederico Barros Lopes, Diretor de IT e Inovação das Águas de Portugal, junta ram-se a Isabel Reis e Gabriel Coimbra para uma conversa sobre como é que a transformação digital pode ocorrer nas organizações sem perder de vista a segurança e a criação de confiança no seu ecossistema de fornecedores, Parceiros e clientes.

A Intel e a Microsoft (patrocinadores globais), assim como outros Parceiros, tiveram a oportunidade de estabelecer networking no espaço de expositores.

O IT Channel aproveitou o ambiente criado e esteve à conversa com Isabel Reis, que fez um balanço de 2022 depois de dois anos marcados essencialmente pela pandemia da COVID-19. “Tivemos um primeiro half com um crescimento de dois dígitos em todas as áreas de negócios e tivemos, inclusivamente, na área de postos de trabalho, um crescimento exponencial”, explicou a General Manager da Dell Technologies em Portugal, que acredita que 2022 marca o regresso aos “rácios normais de aquisição de computadores, tendo em conta as necessidades das empresas”.

As soluções de cyber resilience e os investimentos em computing para grandes níveis de processamento são algumas das preocupações demonstradas pelos clientes. Para a Dell Technologies, estas “unidades de negócio compensam, também têm uma previsão de crescimento bastante acentuada”.

Os desafios que agitam o mercado

Numa altura em que a inflação atinge valores históricos, não só em Portugal como a nível internacional, Isabel Reis considera que os trabalhadores de IT apresentam uma “enorme capacidade de adaptação”, fundamental para enfrentar as mais diversas situações do mercado. Com a invasão russa da Ucrânia, os preços dos componentes têm sofrido aumentos, o que se traduz num consequente aumento dos preços das soluções apresentadas, assim como nos serviços dos Parceiros.

“Estamos todos a tentar ser o mais criativos possível para que esse aumento de preço não seja muito penoso para o nosso cliente final. Mas, por outro lado, também temos de nos adaptar a ter respostas muito rápidas para determinado tipo de soluções como é a questão do cyber, em que o cliente não pode estar à espera muito tempo. (…) O que nós estamos a fazer todos é ter muita atenção ao que o mercado nos pede e adaptarmo-nos o mais rápido possível a essas necessidades. Acho que, até agora, temos conseguido fazê-lo com sucesso”, destacou Isabel Reis.

Mudar o discurso em função das exigências do mercado e investir em novas tecnologias como inteligência artificial, machine learning e soluções multicloud são destacados como uma forma de adaptação para que os Parceiros consigam sobreviver com o seu negócio. “São chavões que entraram no nosso discurso do dia a dia, mas que não existiam há dois ou três anos ou existiam com outros nomes”, relembra Isabel Reis.

Parceiros, o motor para os negócios

Ao nível das linhas de produto, e apesar de uma diminuição no crescimento, o posto de trabalho continua a representar 50% da faturação da Dell, tanto em Portugal como na realidade mundial.

Com uma presença crescente nas agendas de Parceiros e clientes, as áreas de negócio de computing, storage e backup ganham terreno, essencialmente com a “redefinição de sistemas de data center, implementação de soluções de cyber resilience, backup, backup para a cloud, proteção dos dados da cloud, implementação de soluções multicloud e computing para soluções analíticas, que possam transformar em informação, e de forma rápida, os dados que vêm do edge”.

A General Manager Dell Technologies Portugal considera que Portugal é um país de Parceiros, que ajudam empresas como a Dell com suporte, instalação, definição de soluções complementares, implementação de soluções complementares e serviços profissionais.

Para a Dell Technologies, o segredo passa por ter “Parceiros fortes, capazes, formados, autónomos para, em paralelo connosco, conseguirmos construir a melhor solução que melhor se adapta às necessidades dos nossos clientes”.

Desta forma, a Dell trabalha em conjunto com os Parceiros para que consiga cobrir todo o território nacional, através de Parceiros que identifiquem as necessidades das várias instituições ao longo do país.

“Não estamos à espera que eles substituam a Dell como fabricante, mas queremos Parceiros que saibam identificar oportunidades e saibam endereçá-las corretamente, envolvendo depois o fabricante para construir uma solução que realmente se adapte e resolva a situação desse cliente”, esclareceu Isabel Reis.

O trabalho entre fabricante e Parceiro oferece oportunidades para as organizações trabalharem de perto e alcançarem mais rapidamente os resultados pretendidos:

Para Isabel Reis, “há toda uma panóplia de coisas que os Parceiros podem oferecer em conjunto connosco e que, quanto mais preparado estiverem, mais sucesso vão ter nesse papel”.

TAGS

Dell Análise

Recomendado pelos leitores

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA
BIZ

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA

LER MAIS

Presencial Vs. Remoto? As Big Tech Redefinem as Regras do Jogo
BIZ

Presencial Vs. Remoto? As Big Tech Redefinem as Regras do Jogo

LER MAIS

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades
BIZ

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.