Marta Quaresma Ferreira em 2023-4-19
Presente em Portugal e Espanha, e com objetivos de expansão, a Decskill desenvolve o seu trabalho em torno de soluções integradas de outsourcing e talento
Luís Santos e Luís Fernandes, sócios fundadores da Decskill
Com a transformação digital e a capacitação das empresas e dos negócios como ponto de partida, a Decskill nasceu em 2014 com o ideal de ser mais do que uma empresa de serviços tecnológicos ou recrutadora de talentos. A visão, explica Luís Fernandes, CEO e um dos fundadores, passava por “capacitar uma organização, disponibilizando uma solução, com talento que conhece verdadeiramente o setor, ou implementando um projeto”. O crescimento da empresa deu lugar à formação do Grupo New Anderthal, em 2020, composto não só pela Decskill, mas também pela New Normal e pela Able it, o que permitiu uma abordagem colaborativa entre negócios, marketing, comunicação, tecnologia e inovação. Presente em Portugal e Espanha, e com projetos em mais mercados, a Decskill trabalha à base de soluções integradas de outsourcing e talento, com o objetivo de ajudar na transformação e capacitação digital das empresas. Em território nacional, a organização conta com escritórios e operação a partir de Lisboa, Porto e Bragança, com previsão de abertura de instalações também em Vila Real ainda em 2023. Depois da abertura do escritório em Madrid, a empresa vira-se agora para os mercados da Alemanha, da Áustria, da Suíça e da América Latina. Posicionamento, negócio e expansãoA Decskill atua em três grandes áreas: a Decskill Talent, com disponibilização aos clientes de equipas de IT nas vertentes tecnológicas; a Decskill Boost, com desenvolvimento especializado que permite aumentar a capacidade e otimizar o time-to-market; e a Decskill Connect, que disponibiliza aos clientes serviços de consultoria, implementação e gestão de infraestruturas de tecnologia de informação. Os Centros de Excelência (CoE), criados em 2020 e inseridos na Decksill Boost com o foco na transformação digital, são pensados para servir os clientes, Parceiros e equipas. A equipa dos CoE, especializada durante um período numa determinada área, tem em conta as tendências do mercado e de pesquisa, desenvolvimento de MVPs, e treino ou suporte à organização através de melhores práticas. A Decskill norteia também o seu trabalho com base nas Pessoas e Talento, com uma visão de “cultura de casa” e acompanhamento e gestão da carreira, que gera realização profissional e uma maior retenção de talento: “procuramos sempre fazer o match perfeito: por indústria, tecnologia, desafio ou mesmo por equipa e modelo de trabalho. Assim, alinhamos o nosso modelo de negócio com a gestão de talento”, explica Tiago Amaral, Business Management Director & Executive Board Member da organização. Apesar das respostas positivas por parte do mercado, a organização considera que a escassez de recursos humanos especializados é um problema, não só de Portugal, mas de multimercado, o que leva à necessidade de aumentar a capacidade de formação e de investir em pessoas adaptáveis, ágeis, com “potencial para desenvolver novas competências”. A Academia New Anderthal pretende dar resposta a estas necessidades, assim como o ‘The Office’, um escritório híbrido com dimensões funcionais e emocionais, que permite uma boa experiência nas fases de interação com o colaborador. Com uma equipa de 500 colaboradores em regime presencial, híbrido e remoto, a organização apresentou um crescimento de mais de 1600% em oito anos. Para 2023, a empresa prevê um crescimento entre 50%/60%. Mercado, clientes e ParceirosHoje em dia, a organização conta com dez Parceiros, incluindo a OutSystems, a Google Cloud, a Cisco, a Microsoft, a AWS, a WorKato, entre outras. Apesar do talento e da área de outsourcing continuarem a ser um ponto central na operação, a Decskill direcionou-se para o mercado através das áreas de Boost e Connect com ofertas ao nível dos centros de competência Low Code, DevOps e IA. |