2024-11-08
A Databox voltou a rumar ao Norte para a sexta edição do Get Together, um evento desenhado para potenciar oportunidades de negócio e gerar proximidade entre Parceiros e fabricantes
A Databox realizou em outubro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, a sexta edição do seu evento Databox Get Together, que tem por missão juntar fabricantes, Parceiros e clientes. O Databox Get Together, um evento cujo formato foi concebido e desenhado de forma a gerar proximidade, fomentar contactos e potenciar negócios, nasceu em 2019. Nesta edição do evento estiveram presentes no Porto mais de 400 participantes, bem como 31 marcas representadas. Ao longo do evento foram debatidos temas de particular relevância e identificadas tendências tecnológicas com potencial impacto no negócio de fabricantes e Parceiros. A Databox volta, assim, a aproximar todo o Canal de distribuição de IT em Portugal. Tal como refere André Reis, administrador da empresa, “é sempre especial podermos encontrar-nos presencialmente, aqui no grande Porto, com Parceiros de todo o país, neste evento criado a pensar na proximidade entre todos os que dedicam a sua vida profissional ao Canal de distribuição de IT em Portugal. Foi um dia muito importante para nós, porque para compreendermos o modelo de negócio dos nossos Parceiros, identificando os seus pontos fortes e as suas fragilidades, temos de estar próximos deles”. Uma agenda preenchida“Erosão da Confiança” foi o tema escolhido por José Manuel Aguincha, Sales Director da Databox, para apresentar algumas preocupações acerca da fiabilidade da Inteligência Artificial (IA) e da sua capacidade na criação e disseminação de conteúdo falso, contribuindo para a desinformação, enquanto vai minando a confiança pública. Reflexões sobre a problemática de como começamos a questionar a opacidade de muitos algoritmos de IA, e a confiança (ou falta dela) nos resultados através destes obtidos. Uma análise acerca da ameaça de como poderão perpetuar preconceitos existentes se forem treinados em dados enviesados, resultando em decisões injustas, ou criando visões sexistas, racistas e xenófobas, ou de como a IA pode levar à perda de empregos, aumentar desigualdades sociais, gerando desconfiança e resistência. Ao apontar a necessidade de haver transparência para restaurar a confiança, acompanhada de regulamentação adequada e o essencial envolvimento humano no desenvolvimento e implementação de sistemas de IA; e o modo de como a colaboração entre governos, empresas de tecnologia e a sociedade civil é crucial para garantir que a IA seja usada de maneira ética e responsável, José Manuel Aguincha deixou uma visão igualmente otimista acerca da IA, dando exemplos de aplicações já existentes bem-sucedidas. A confiança foi o mote que serviu para estabelecer um paralelismo entre a IA e as pessoas e as organizações, e de como os todos os participantes do evento, clientes e fornecedores, podem continuar a contar com uma parceria como a que mantêm com a Databox – mais do que um distribuidor, um parceiro de confiança. Por seu turno, Nelson Martins, apresentou a todos os presentes as soluções diferenciadoras da ASUS para as empresas, enquanto Jorge Horta, Sales Manager da Samsung para a área PT Visuals Displays, falou da Nova Era Digital. A fechar a agenda, houve ainda uma apresentação da DELL centrada no portfólio de servidores e no roadmap para a IA, realizada por Rui Teodoro Alves, Office of the CTO – CTO Ambassador 2020. Os principais players marcam presençaNeste sexto Databox Get Together, a empresa voltou a ter ao seu lado algumas das principais marcas que distribui. Os 31 fabricantes que marcaram presença nesta edição são marcas de grande destaque no mercado, do printing à computação pessoal, passando pelas soluções de software e pelos acessórios, entre outros. “Os fabricantes que aqui estão são grandes nomes da indústria das TI, com um peso significativo no negócio da Databox, aos quais tenho de, desde já, agradecer a confiança, os seus patrocínios, e o esforço das suas equipas ao estarem cá hoje, a apoiar a Databox e os Parceiros de Canal que temos em comum”, refere André Reis. |