2018-2-28

BIZ

Advertorial

“Continuamos à procura de Parceiros centrados no negócio empresarial”

O endpoint continua a representar uma parte importante do negócio da Kaspersky Lab. No entanto, o desenvolvimento de soluções e tecnologias mais complexas, tais como infra-estruturas críticas, têm um peso cada vez maior no nosso negócio e um crescimento muito significativo

“Continuamos à procura de Parceiros centrados no negócio empresarial”

Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia

“Nos últimos anos estivemos muito focados em avançar na pesquisa e captação de parceiros na área empresarial e especializados em tecnologias de segurança mais complexas”.

 

Sentem que o perfil dos parceiros se tem alterado em função das novas necessidades de segurança dos utilizadores finais?

Sim, o perfil tem mudado ao longo dos tempos, porque no início trabalhávamos apenas com empresas muito focadas na área de consumo e especializadas na venda de soluções endpoint. Nos últimos anos, um dos nossos maiores desafios foi continuar a avançar na pesquisa e captação de parceiros na área empresarial e especializados em tecnologias de segurança mais complexas. O negócio de endpoint continua a ser importante para a Kaspersky, mas a verdade é que a área de segurança relacionada com soluções mais complexas tem crescido cada vez mais. Os parceiros com quem trabalhamos atualmente estão muito conscientes da necessidade de acrescentar valor ao seu cliente para conseguir oferecer uma solução global.

 

Lançámos recentemente um programa para atrair fornecedores de serviços ou MSP com o objetivo de chegar a novos clientes PME. Quais foram os resultados?

Com este programa estamos muito contentes porque conseguimos aumentar a nossa rede de parceiros. Pouco a pouco vemos que estão a integrar as soluções de segurança no seu portfólio de aplicações e o objetivo passa por transmitir e migrar este modelo ao nosso canal tradicional que, até agora, estava a ser reativo ao modelo SaaS.

 

As alterações de normas também representam uma oportunidade para os parceiros de canal e em poucos meses entrará em vigor o GDPR, a nova norma europeia de proteção de dados. Como é que os parceiros estão a encarar esta nova oportunidade?

A partir de maio todas as empresas deverão cumprir esta nova norma. As grandes empresas estão a alocar recursos e a levar o GDPR muito a sério, Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia enquanto as PME ainda desconhecem exatamente quais são os passos e ações que devem tomar. A muitas PME ainda lhes custa entender o que devem fazer para cumprir com este novo regulamento e a verdade é que cabe ao parceiro assessorar os clientes neste sentido. A Kaspersky criou um portal onde damos conselhos para que as empresas conheçam o seu nível de compliance. As organizações devem tomar as medidas necessárias para comunicar se foram vítimas de incidentes de segurança, mas o problema é que as PME ainda não estão conscientes das possíveis consequências do não cumprimento da lei.

 

Quais são os serviços mais requisitados pelos clientes em matéria de segurança?

É importante que os parceiros estejam cientes de que a segurança é um serviço que deve oferecer suporte 24x7 e que os ataques podem acontecer aos sábados ou fora do horário comercial da empresa. Uma prova disso foram os últimos ataques registados a nível mundial, como o Wannacry, que deixou muitas empresas fora de jogo. A nível de formação temos vários pedidos de cursos de proteção avançada para parceiros e utilizadores, para além de sessões de consciencialização para empresas.

 

As ameaças não param de crescer, quais serão os principais ataques que vamos enfrentar no futuro?

O principal quebra-cabeças para as empresas continuará a ser o ransomware, tal como as ameaças verticais. Os ataques em caixas automáticas são uma das ameaças que mais tem crescido diariamente, enquanto as APTs são também outro grande desafio porque atacam o coração das empresas, chegando a por em risco a continuidade das mesmas.

 

Qual deve ser o foco das empresas nas suas estratégias de cibersegurança?

A estratégia geral das empresas deve focar-se em quatro pilares: prevenir, detetar, responder, prever. Na realidade, a pergunta que se coloca atualmente já não é se seremos atacados mas antes quando isso acontecerá e quão rápidos seremos a recuperar do problema. Por isto, a nossa experiência nesta área mostra-nos que devemos adotar uma nova postura no que diz respeito à segurança. Chamamos-lhe TrueCibersecurity, um conceito diferenciador da Kaspersky Lab que não tem apenas em vista a prevenção de ataques: olhamos para um problema sob uma perspetiva holística, para ter uma visão geral que permita antecipá-lo, detetá-lo, estudá-lo e preparar uma resposta eficaz.

Evitar incidentes já não é suficiente, atribuímos à segurança a uma nova escala: aquela em que é preciso antecipar, detetar e responder de forma eficaz, fiável e flexível. Acreditamos que a segurança não é um estado mas um processo, em permanente evolução, pelo que é importante estar sempre alerta e atento a novos desenvolvimentos.

 

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Artigo produzido por Kaspersky

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