2024-12-26

BIZ

Consumidores estão mais otimistas do que há seis meses

Estudo global aponta para um maior otimismo por parte dos consumidores, impulsionado pelo entretenimento, pela inteligência artificial e pela saúde, diz o relatório

Consumidores estão mais otimistas do que há seis meses

De acordo com o mais recente estudo da LG Electronics, 48% dos consumidores afirmam estar mais otimistas agora do que há seis meses. Este dado figura no estudo levado a cabo pela empresa em 16 mercados e que fornece dados sobre o estado do otimismo global, os seus impulsionadores e os dados demográficos relacionados com o otimismo e a felicidade.

A pontuação média global de otimismo é de 7,49 numa escala de zero a dez. Dos mercados em análise, França, Reino Unido e Austrália posicionam-se entre os países menos otimistas, com uma pontuação 14,5% abaixo da média. Por outro lado, a Arábia Saudita, a Índia e Emirados Árabes Unidos (12%, 10,8% e 8,1% acima da média, respetivamente) revelam ser os mais otimistas. A nível individual, os consumidores sentem-se mais otimistas em relação ao seu crescimento e desenvolvimento pessoal (69%) e à dinâmica familiar (66%), mas menos em relação às suas finanças.

O entretenimento, incluindo filmes, televisão, música e arte, foi identificado como o fator mais significativo para impulsionar uma sensação de otimismo (60%), seguido pela IA (56%). Menos de metade dos inquiridos escolheu as redes sociais (48%), sendo que as crises internacionais, como a guerra, têm um impacto negativo no otimismo.

Os resultados fazem parte do esforço mais amplo da LG para avaliar o potencial e a influência do otimismo a nível global, refletindo o compromisso da empresa com o aumento do otimismo do consumidor.

O inquérito também revelou aspetos-chave das atitudes geracionais: otimismo e a felicidade diminuem com a idade, embora se tenha verificado que a última diminui a um ritmo mais lento. Curiosamente, apesar dos grupos etários mais jovens apresentarem taxas médias mais elevadas de felicidade e otimismo, certos indivíduos com menos de 18 anos registaram algumas das pontuações mais baixas. Além disso, 50% dos membros da Gen Z expressaram que o otimismo pode ser prejudicial, o que corresponde ao nível mais elevado de qualquer faixa etária. Esta cautela poderá dever-se à sua fase de vida, uma vez que a Gen Z discordou duas vezes mais do que os Millennials sobre ter as ferramentas necessárias para o sucesso (16%).

ARTIGOS RELACIONADOS

Otimismo no setor de IT para 2025 além das dificuldades económicas
BIZ

Otimismo no setor de IT para 2025 além das dificuldades económicas

LER MAIS

Empresas mostram-se otimistas quanto aos investimentos em IT
BIZ

Empresas mostram-se otimistas quanto aos investimentos em IT

LER MAIS

Líderes empresariais mostram-se otimistas quanto ao crescimento das organizações
BIZ

Líderes empresariais mostram-se otimistas quanto ao crescimento das organizações

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

IA e computação de alto desempenho levam a crescimento do mercado de semicondutores
BIZ

IA e computação de alto desempenho levam a crescimento do mercado de semicondutores

LER MAIS

Glintt Next nomeia novo COO para Portugal
BIZ

Glintt Next nomeia novo COO para Portugal

LER MAIS

Mercado de computadores pessoais deve crescer 3,8% em 2024
BIZ

Mercado de computadores pessoais deve crescer 3,8% em 2024

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.