Marta Quaresma Ferreira em 2024-2-16
A empresa do grupo Caseking procura crescer no canal online e continuar a relação próxima com o cliente através das suas quatro lojas
O milénio estava a começar quando, em 2000, a Globaldata abria portas em Lisboa. 24 anos volvidos, e depois de terem sido adquiridos em 2017 pelo grupo Caseking, a Globaldata tem o seu foco na informática especializada, com produção de computadores para funções específicas, como Deep Learning ou Rendering, e computadores para jogos e ambiente de escritório. Apesar da forte presença online, as lojas físicas em Lisboa, no Porto, Gaia e Sintra/Cascais continuam a ser um cartão de visita para os clientes, que podem contar com um apoio técnico especializado, explica Ricardo Paredes, Diretor de Marketing, “para tarefas como montagem de computadores de topo, aconselhamento de hardware, overclock e watercooling personalizado”. Em Portugal, a Globaldata conta com 71 funcionários. No grupo Caseking são já mais de 800 os colaboradores, distribuídos por 12 localizações diferentes. Evolução do negócioO crescimento do negócio tem decorrido de forma sustentada, com a criação de procedimentos internos que agilizam a resolução de problemas. O Diretor de Marketing da Globaldata considera que o crescimento mais desmensurado, focado apenas nas vendas, poderá ter um efeito contrário, deixando um “rasto de destruição que pode ser fatal”. “2023 foi um ano de altos e baixos. O primeiro semestre do ano esteve abaixo do que fizemos em 2022, muito por culpa de condicionantes externas como a guerra, aumento do preço dos combustíveis, inflação, etc., mas que mudou totalmente no segundo semestre. 2023 terminou mesmo como sendo o melhor ano de sempre a nível de faturação”, aponta Ricardo Paredes. O ano terminou com o reconhecimento de marca do ano e marca recomendada para o Portal da Queixa na categoria de lojas de informática. Parcerias que fazem avançar os negócios“O nosso “porquê” é onde vamos buscar a nossa motivação. É o nosso propósito, o sentido subjacente em tudo o que fazemos. O nosso mantra é “win-win or no deal”, ou seja, acreditamos que, para a nossa empresa ganhar, os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e Parceiros têm de ganhar. Uma relação ou uma Parceria só nos servem se ambas as partes ganharem”, defende o Diretor de Marketing. Em Portugal, a Globaldata trabalha de perto com distribuidores como a Also, CPDdi, TD Synnex e Esprinet. Ao nível das marcas, a lista inclui Asus, MSI, HP, Gigabyte, Samsung, Apple, LG, AOC, TP-Link, entre outras. Soluções para os clientesUm dos pontos fortes da empresa passa pela criação de computadores à medida das necessidades dos clientes: “Cada um dos nossos clientes é diferente e a Globaldata está no mercado para fornecer uma solução personalizada para cada um deles”. Para além da configuração de computadores personalizados, os clientes procuram também pelos serviços técnicos, como é o caso de despiste de problemas de hardware, quer em desktop, quer em computadores portáteis. Apesar de ser uma área de negócio com muita concorrência, Ricardo Paredes considera que existe um respeito mútuo com a concorrência, que serve como catalisador de motivação para continuar com o trabalho. Para o futuro, não está, para já, planeada nenhuma expansão do negócio a nível nacional e internacional. No entanto, a ideia passa agora por “consolidar e crescer com sustento e, portanto, queremos crescer no canal online e manter as quatro lojas que temos”. |