2015-4-21

BIZ

Comércio eletrónico cresce no último trimestre de 2014

De acordo com os resultados do Barómetro ACEPI/Netsonda, relativo ao quarto trimestre de 2014, registou-se uma consolidação do crescimento sustentado do Comércio eletrónico em Portugal, com a esmagadora maioria das empresas a revelarem um aumento do volume de vendas e de clientes

Comércio eletrónico cresce no último trimestre de 2014

A ACEPI prevê que, até 2017, o comércio eletrónico em Portugal gere um volume de 4 mil milhões de euros, representando 2,5% do PIB.

A ACEPI – Associação da Economia Digital, deu a conhecer os resultados do Barómetro Trimestral ACEPI/Netsonda, “Comércio Electrónico em Portugal”, relativos ao quarto trimestre de 2014, revelando índices de crescimento significativos no volume de vendas e no número de clientes, bem como aposta crescente na mobilidade.

Entre as principais conclusões, destaca-se o facto de 66% dos sites inquiridos terem revelado que o volume das vendas aumentou em relação ao período homólogo, enquanto 71% afirmaram ter registado um aumento de clientes face ao período homólogo. Para 24% dos sites, o volume de vendas do quarto trimestre de 2014 foi superior a um milhão de euros.

Fruto deste aumento, 55% dos sites revelaram ter aumentado o investimento realizado no seu site, valor sempre em crescimento quando comparado com o trimestre anterior e homólogo. 53% afirmou que entre 1 a 10% das suas vendas já são concretizadas através de dispositivos móveis.

Empresas inquiridas no segmento B2C revelam que expectativas para o próximo trimestre em relação ao site e comércio eletrónico continuam a ser de crescimento.

Os locais privilegiados pelos sites inquiridos para promoverem o seu site/negócio continuam a ser as redes sociais (87%) e a publicidade online (82%).

“Os resultados relativos ao estado do comércio eletrónico em Portugal, no quarto trimestre de 2014, revelados pelo Barómetro ACEPI/Netsonda, revelam a consolidação das tendências de crescimento quer das vendas, quer do número de clientes, quer dos investimentos, como ainda e também da utilização crescente dos dispositivos móveis para concretizar as compras. Todos estes parâmetros corroboram o potencial do comércio eletrónico, que se espera que até 2017 venha a gerar um volume de um volume de 4 mil milhões de euros em compras em 2017, representando 2,5% do PIB,” afirma Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI a propósito dos resultados do Barómetro da ACEPI/Netsonda relativos ao 4º trimestre de 2014.

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