2021-7-22

BIZ

Comércio digital cresce 8% no segundo trimestre

Apesar do aumento das compras online, com as receitas globais a crescer 3%, o gasto médio dos consumidores decresceu 5%

Comércio digital cresce 8% no segundo trimestre

Para avaliar os comportamentos e hábitos dos consumidores e retalhistas no mundo digital, a Salesforce divulgou o Q2 Shopping Index, relativo ao segundo trimestre de 2021. Foram recolhidos dados de mais de mil milhões de consumidores que indicam ter havido um aumento de 8% no tráfego online, que consolidou o total das receitas de e-commerce em 3% face ao período homólogo. Em causa estão os sucessivos confinamentos decretados pelos governos, que demonstraram"um enorme salto do comércio digital superior a 70%”, explica Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal.

O estudo revela ainda que, embora tenha havido um aumento do tráfego online, ao longo dos primeiros três meses de 2021 a média de gastos diminuiu 5%. Braz confirma que “agora o momento é diferente, pelo que temos de olhar para este crescimento de 3% partindo da base de um enorme crescimento passado, ou seja, como uma continuação e consolidação da importância do online nas vendas de todo o comércio”. Ainda assim, o trimestre fechou a crescer face ao mesmo período de 2020, no qual se tinha assistido a um aumento de 75%, impulsionado pela pandemia, que obrigou ao fecho de grande parte do retalho físico.

No que diz respeito às categorias de produto que obtiveram um maior crescimento no segundo trimestre de presente ano, destacam-se os artigos de luxo, com um aumento de 43%, as malas de viagem - 22% - e malas de senhora de luxo - 17%. Por outro lado, as categorias que apresentaram um decréscimo neste período foram as de Produtos de Beleza e Cabelo, que decresceram 36%, as Comida e Bebidas, nos -21%, e Beleza e Maquilhagem que chegou aos -19%.

ARTIGOS RELACIONADOS

Compras online de telemóveis aumentaram em 2020
BIZ

Compras online de telemóveis aumentaram em 2020

LER MAIS

Quase metade do setor do retalho está a apostar no e-commerce
BIZ

Quase metade do setor do retalho está a apostar no e-commerce

LER MAIS

União Europeia lança novas medidas para impulsionar comércio digital
BIZ

União Europeia lança novas medidas para impulsionar comércio digital

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Microsoft Portugal anuncia novo Customer Success Director
BIZ

Microsoft Portugal anuncia novo Customer Success Director

LER MAIS

EasyVista renova Programa global de Parceiros
BIZ

EasyVista renova Programa global de Parceiros

LER MAIS

Schneider Electric nomeia novo vice-presidente de marketing e estratégia para a Ibéria
BIZ

Schneider Electric nomeia novo vice-presidente de marketing e estratégia para a Ibéria

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.