2024-4-03
Estudo refere que maioria das organizações já estão a tomar medidas para melhorar a sua capacidade de adoção e a utilizar IA generativa para o desenvolvimento de software e aplicações
Oito em cada dez líderes consideram que a colaboração com Parceiros tecnológicos facilita a adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa em escala. Esta é a principal conclusão do estudo encomendado pela NTT Data à Forrester Consulting em 2024, com o objetivo de analisar os principais fatores para a adoção de IA generativa nas empresas. O estudo compreendeu um questionário a 248 programadores de software e aplicações, bem como a gestores de entidades globais, representando múltiplas indústrias da América do Norte, Ásia-Pacífico e EMEA. Os resultados confirmam o crescente interesse das empresas pela IA generativa. Em concreto, 96% dos inquiridos afirmam que as suas organizações estão a tomar medidas para melhorar a sua capacidade de adoção e utilização de IA generativa. No entanto, mais de metade (55%) também afirmam que as suas organizações ainda carecem das capacidades de IT necessárias para apoiar e escalar a utilização de IA generativa em toda a organização. Assim, 80% acreditam que a Parceria com prestadores de serviços externos pode ajudar as suas empresas a escalar mais eficazmente a IA generativa. De acordo com os inquiridos, esta colaboração ajuda as empresas a alcançarem os seus objetivos estratégicos, destacando a aceleração do time-to-market (61%) ou o aumento da produtividade na entrega de software (59%) como os objetivos mais importantes. O estudo também destaca alguns desafios para a adoção de IA generativa. Mais de metade dos inquiridos enfatizam a falta de banda larga e escalabilidade (55%), bem como formação adequada (51%) como os principais obstáculos para as suas organizações aplicarem este tipo de tecnologia no desenvolvimento de software e aplicações. Além disso, 60% dos inquiridos afirmam não conseguir acompanhar o ritmo necessário de mudança para ter sucesso. Esta falta de agilidade e adaptabilidade transversal às organizações contribui para que algumas entidades fiquem para trás em iniciativas estratégicas fundamentais, como melhorar a experiência do utilizador, aumentar a receita e aumentar a produtividade. David Pereira, Head of Data & Intelligence da NTT DATA, destaca que “a IA generativa está a posicionar-se como uma ferramenta chave para as organizações em várias dimensões. No entanto, a sua implementação não está isenta de desafios, sendo essencial que as empresas contem com o apoio de Parceiros especializados nesta transição necessária para a adoção de tecnologias emergentes de forma ágil, eficiente e segura. Na NTT Data, estamos empenhados em liderar esta transformação, acompanhando os nossos clientes na integração eficaz de IA”. |