Marta Quaresma Ferreira em 2024-4-16

BIZ

Parceiro do Mês

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

A importância do negócio B2B tem vindo a crescer dentro da organização, que trabalha com os principais fabricantes e distribuidores. A estratégia passa por expandir a rede de lojas de 80 para 120 e apostar no crescimento do negócio no digital

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

Nascida em 1994, no Porto, a Chip7 tornou-se uma referência no mercado nacional de informática.

A Chip7 conta atualmente com 80 lojas, franchisadas, que empregam cerca de 180 pessoas, com garantia de independência jurídica e financeira. Está inserida na empresa Strongpage, Lda, que conta com nove colaboradores, e que atua como master franchising e realiza toda a gestão da rede, do site e das relações entre fabricantes, distribuidores e outros Parceiros.

Posicionamento e objetivos de negócio

Numa primeira fase a organização encontrava- se voltada apenas para o mercado de consumo.

Atualmente, o impulso trazido pelo digital através do website permitiu à rede de lojas de proximidade expandirem o seu negócio e incluir também o setor empresarial, ainda que o foco se mantenha no consumidor individual. “O setor B2B tem sido o mais dinâmico em termos de crescimento”, revela Paulo Dias, Business Development Director da Chip7.

O objetivo da marca passa por “prosseguir com o crescimento no mundo digital, ampliar a nossa rede de lojas e o número de Parcerias, com especial foco nos fabricantes direcionados para o B2B”, garantindo assim uma “presença abrangente”, tanto física, com a expansão da rede de lojas, como digital, com o avanço do comércio online. A empresa mostra-se preparada para dar resposta a projetos de fabricantes em todo o país, incluindo as ilhas.

Evolução e ambiente de negócios

A Chip7 testemunhou um crescimento durante o período da pandemia da Covid-19. Em 2023 o grupo registou um crescimento de cerca de 23%, uma tendência que ter-se-á mantido nos primeiros meses de 2024. A faturação global das lojas foi de, aproximadamente, 32 milhões de euros no ano passado.

Paulo Dias considera que “o ambiente de negócios em Portugal apresenta grandes desafios, dada a instabilidade política nacional e a complexa conjuntura internacional. Felizmente, até ao momento, a Chip7 tem conseguido enfrentar e superar os desafios com sucesso e resultados positivos”.

A atual estratégia passa pela expansão da rede para 120 lojas a médio prazo.

Soluções para clientes e Parceiros

Com uma vasta gama de soluções, a marca tem um forte historial associado ao mercado de consumo e gaming. Nos últimos anos têm observado um “aumento muito significativo” na procura de produtos para empresas, que supera já a procura por produtos B2C.

“A inclusão de clínicas de reparações em todas as nossas lojas”, acrescenta Paulo Dias, “resulta numa elevada procura por serviços técnicos, tanto domésticos como empresariais”.

O site da Chip7 disponibiliza mais de 1.100 marcas, uma oferta que espelha a “relação estreita” da empresa “com os principais fabricantes que operam no mercado nacional”.

Com cerca de 150 Parceiros, incluindo fabricantes, distribuidores e franchisados, a Chip7 apresenta colaborações importantes com distribuidores, como é o caso da Also, Databox, Niposom, CPC, Caseking, FJMPC, TD Synnex, Esprinet, Ingram Micro, WDMI, entre outros. Ao nível dos fabricantes, a marca trabalha diretamente com a Asus, a Lenovo, a HP, a LG, a AOC, a Eaton, a TP-Link, a Hisense, a D-Link, a Kingston, a Epson, entre outros.

“Apesar de trabalharmos diretamente com mais de 90% dos fabricantes, procuramos continuamente alargar a nossa rede de Parcerias. Em breve, adicionaremos as marcas Brother e Canon à nossa lista de Parceiros e estamos a trabalhar para englobar na nossa rede os restantes fabricantes, tais como a Dell Technologies, a APC, a Zebra, a Synology, a Qnap e a Wacom”, revela Paulo Dias.

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.