Marta Quaresma Ferreira em 2024-4-16
A importância do negócio B2B tem vindo a crescer dentro da organização, que trabalha com os principais fabricantes e distribuidores. A estratégia passa por expandir a rede de lojas de 80 para 120 e apostar no crescimento do negócio no digital
Nascida em 1994, no Porto, a Chip7 tornou-se uma referência no mercado nacional de informática. A Chip7 conta atualmente com 80 lojas, franchisadas, que empregam cerca de 180 pessoas, com garantia de independência jurídica e financeira. Está inserida na empresa Strongpage, Lda, que conta com nove colaboradores, e que atua como master franchising e realiza toda a gestão da rede, do site e das relações entre fabricantes, distribuidores e outros Parceiros. Posicionamento e objetivos de negócioNuma primeira fase a organização encontrava- se voltada apenas para o mercado de consumo. Atualmente, o impulso trazido pelo digital através do website permitiu à rede de lojas de proximidade expandirem o seu negócio e incluir também o setor empresarial, ainda que o foco se mantenha no consumidor individual. “O setor B2B tem sido o mais dinâmico em termos de crescimento”, revela Paulo Dias, Business Development Director da Chip7. O objetivo da marca passa por “prosseguir com o crescimento no mundo digital, ampliar a nossa rede de lojas e o número de Parcerias, com especial foco nos fabricantes direcionados para o B2B”, garantindo assim uma “presença abrangente”, tanto física, com a expansão da rede de lojas, como digital, com o avanço do comércio online. A empresa mostra-se preparada para dar resposta a projetos de fabricantes em todo o país, incluindo as ilhas. Evolução e ambiente de negóciosA Chip7 testemunhou um crescimento durante o período da pandemia da Covid-19. Em 2023 o grupo registou um crescimento de cerca de 23%, uma tendência que ter-se-á mantido nos primeiros meses de 2024. A faturação global das lojas foi de, aproximadamente, 32 milhões de euros no ano passado. Paulo Dias considera que “o ambiente de negócios em Portugal apresenta grandes desafios, dada a instabilidade política nacional e a complexa conjuntura internacional. Felizmente, até ao momento, a Chip7 tem conseguido enfrentar e superar os desafios com sucesso e resultados positivos”. A atual estratégia passa pela expansão da rede para 120 lojas a médio prazo. Soluções para clientes e ParceirosCom uma vasta gama de soluções, a marca tem um forte historial associado ao mercado de consumo e gaming. Nos últimos anos têm observado um “aumento muito significativo” na procura de produtos para empresas, que supera já a procura por produtos B2C. “A inclusão de clínicas de reparações em todas as nossas lojas”, acrescenta Paulo Dias, “resulta numa elevada procura por serviços técnicos, tanto domésticos como empresariais”. O site da Chip7 disponibiliza mais de 1.100 marcas, uma oferta que espelha a “relação estreita” da empresa “com os principais fabricantes que operam no mercado nacional”. Com cerca de 150 Parceiros, incluindo fabricantes, distribuidores e franchisados, a Chip7 apresenta colaborações importantes com distribuidores, como é o caso da Also, Databox, Niposom, CPC, Caseking, FJMPC, TD Synnex, Esprinet, Ingram Micro, WDMI, entre outros. Ao nível dos fabricantes, a marca trabalha diretamente com a Asus, a Lenovo, a HP, a LG, a AOC, a Eaton, a TP-Link, a Hisense, a D-Link, a Kingston, a Epson, entre outros. “Apesar de trabalharmos diretamente com mais de 90% dos fabricantes, procuramos continuamente alargar a nossa rede de Parcerias. Em breve, adicionaremos as marcas Brother e Canon à nossa lista de Parceiros e estamos a trabalhar para englobar na nossa rede os restantes fabricantes, tais como a Dell Technologies, a APC, a Zebra, a Synology, a Qnap e a Wacom”, revela Paulo Dias. |